IDEB das unidades escolares estaduais apresenta progressão com relação a 2013
Com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb em mãos, a Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos inicia uma importante análise de números e avanços baseados nas metas e ações aplicadas nas escolas.
Em 2015, em termos gerais, a rede pública estadual de educação dos municípios que compõem a ADR Campos Novos obteve progressos com relação a 2013, sendo que das 11 unidades escolares que tiveram seus índices divulgados, nove delas evoluíram com relação a meta de 2013, uma delas manteve a mesma meta e apenas uma declinou. A EEB Coronel Gasparino Zorzi, por exemplo, chegou a apresentar 1,6 pontos acima do índice de 2013 para os Anos Finais, seguida da EEF Prefeito Augusto Carlos Stefanes, que computou 0,9 pontos a mais que na última avaliação.
Com relação as séries iniciais, os números das unidades escolares estaduais foram satisfatórios, já que ultrapassaram as metas propostas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais em três das quatro unidades avaliadas. A EEF Rafael Dal Pai foi o destaque, conquistando a média de 6,3 pontos, 0,2 pontos acima da média estadual e 1 ponto acima da nacional para as séries iniciais. A EEB Coronel Gasparino Zorzi, também obteve a média 6.
Já o resultado vindo a partir das séries finais foi abaixo da meta proposta em seis das dez unidades escolares que tiveram seus resultados divulgados. Duas delas, a EEB Nadir Becker e a EEF Prefeito Augusto Carlos Stefanes atingiram a meta proposta. Já a EEB Coronel Gasparino Zorzi e a EEB José Faria Neto tiveram as metas superadas em 2015.
O Ideb é divulgado a cada dois anos, fazendo avaliações através da Prova Brasil relacionando o desempenho dos estudantes e taxa de reprovação. Os dados são verificados pelo Censo Escolar da Educação Básica, fazendo comparações de acordo com as metas que o governo federal impôs. Deste modo visam melhorias na educação brasileira trazendo mais conhecimento aos estudantes, e um avanço no desenvolvimento do país.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – Inep, a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) vem evoluindo progressivamente desde que o Ideb começou a ser calculado, em 2005. O Ideb passou de 3,8, em 2005; para 5,5, em 2015, superando as metas estipuladas. Este ano, apenas três estados não alcançaram as metas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Os dados ainda apontam que nos anos finais do Ensino Fundamental também melhoraram no índice, passando de 4,2, em 2013; para 4,5, em 2015; embora não tenham alcançado a meta para este ano, de 4,7.
O ENSINO EM NÚMEROS DO BRASIL
Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
117,9 mil escolas oferecem os anos iniciais nas redes pública e privada;
15,5 milhões de alunos estão matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
10,5 milhões (68,1%) estão matriculados em escolas municipais. Esse total representa 82,5% das matrículas na rede pública;
Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano)
62,4 mil escolas oferecem os anos finais nas redes pública e privada;
12,4 milhões de alunos estão matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental;
41,7% deles estão na rede municipal;
43,6% deles estão na rede estadual;
Ensino Médio
28 mil escolas oferecem o Ensino Médio nas redes pública e privada;
8 milhões de alunos estão matriculados no Ensino Médio;
23,6 % desses estudam no período noturno;
84,4% estão na rede estadual, que concentra 97,1% das matrículas da rede pública
Fonte: Inep
Avaliação geral da Gerente de Educação da ADR Campos Novos, Patrícia Tomazoni Pelentir.
A rede estadual de Campos Novos avançou nos índices este ano, mas ainda está aquém da meta para o Ensino Fundamental Anos Finais. Como a Gered classifica esse resultado? Quais são as condições de oferta educacional que mais influenciam a leitura desse IDEB?
R: Mesmo tendo avançado com relação a 2013, os números do Ideb para os anos finais não alcançaram a meta em 2015 quase que na maioria das unidades escolares da ADR Campos Novos que foram avaliadas e tiveram seus números divulgados. Apenas a EEB Coronel Gasparino Zorzi e a EEB José Faria Neto alcançaram as metas propostas. Avaliamos que este número não é satisfatório, e que juntos, Gered, escolas, alunos e famílias precisamos modificar essa realidade através de ações e de um comprometimento compartilhado. Isso nos chama a atenção exatamente porque os Anos Finais deveriam apresentar maiores notas, já que com o processo de ensino os alunos deveriam apropriar-se dos conteúdos e transformá-los em conhecimento, porém não é o que o índice indica.
O que poderá ser feito no sentido de melhorar os índices, já que as metas aumentam a cada ano? Esses dados provocam reflexões e planejamento de ações?
R: Sim, esses dados nos provocam reflexões profundas, que passam desde a execução do nosso trabalho como gerência, como ainda do trabalho realizado pelas gestões escolares, pelos professores de salas de aula e pelo envolvimento e engajamento de alunos e suas famílias na construção do processo de aprendizagem. A primeira ação agora, traçada pela Gered, será reunir gestores escolares, assessores técnicos pedagógicos e professores para juntos analisarmos os números de cada unidade escolar, em separado, e assim, verificar as lacunas de aprendizagem que estão resultando nesses índices. Isso nos desperta também para ressaltar uma responsabilidade que deve ser compartilhada entre escola e família, que é a responsabilidade frente ao quesito aprendizado do aluno.
Nos anos iniciais, os alunos apresentam maior participação em engajamento dos familiares no que diz respeito as ações escolares e no monitoramento das tarefas escolares. Isso também pode estar sendo um dos fatores resultantes nesses índices apresentados. Além disso, nos anos iniciais os alunos são acompanhados por um único professor, que acaba por conseguir fazer uma leitura do aluno de forma integral, o que pode estar não acontecendo nos anos finais devido a alternância dos professores das disciplinas.
Todos esses aspectos serão avaliados pela Gered e pelas escolas para que possamos traçar ações objetivas de ação.
Porque algumas escolas de Campos Novos não possuem dados completos na tabela do Ideb?
R: As unidades escolares que não tiveram seus dados divulgados ou possuem número insuficiente de alunos ou ainda não participou ou não atendeu os requisitos necessários para o cálculo do desempenho.
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Camila Bebber Gomes
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