Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Idealizador da Lei da...

Idealizador da Lei da Ficha Limpa participa de seminário na Udesc nesta sexta

O juiz de direito Marlon Jacinto Reis, um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, participa na manhã desta sexta-feira, 16, a partir das 8h30, do Seminário Sociedade Civil e Inovação Social na Esfera Pública, no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Marlon vai abordar no seminário sua experiência junto ao Movimento Ficha Limpa – além de participar de sua idealização, o juiz maranhense foi um dos redatores da minuta da Lei Complementar nº 135/2012, a Lei da Ficha Limpa, que impede a participação eleitoral de candidatos que tenham sofrido condenações criminais em âmbito colegiado.

Fruto de uma iniciativa popular, que reuniu mais de um milhão de assinaturas, a lei busca garantir a idoneidade dos candidatos e é considerada um marco para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país.

Aprovada após a coleta de 1,6 milhões de assinaturas e a mobilização de outros milhões de brasileiros, a lei foi aplicada pela primeira vez nas Eleições Municipais 2012, barrando mais de 900 candidatos em todo o País.

Reforma política
No seminário, o juiz também vai falar sobre os manifestações recentes no Brasil e seus desdobramentos na política nacional. A mudança do sistema eleitoral brasileiro, por meio de uma reforma política de iniciativa popular, é uma de suas metas à frente do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Além de representante do MCCE, Marlon é fundador e presidente da Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe), e foi considerado pela Revista Época um dos cem brasileiros mais influentes em 2009.

O juiz também foi um dos vencedores da primeira edição do Prêmio Innovare, em 2004, com um projeto que buscava divulgar a legislação eleitoral e obter apoio social para a descoberta de casos de compra de votos e uso eleitoral da máquina administrativa.

Concedido pela Fundação Getúlio Vargas, Ministério da Justiça e Associação dos Magistrados Brasileiros, o prêmio é considerado o mais importante da magistratura brasileira.

Vagas limitadas
Promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp), o seminário é gratuito, com vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail dex.esag@udesc.br ou pelo telefone 3321-8256, com Mariana.

Saiba mais sobre o juiz Marlon Reis em seu site: http://www.marlonreis.net e sobre o Nisp no blog do núcleo de pesquisa: http://www.blogdonisp.com.br.

Serviço
Seminário Sociedade Civil e Inovação Social na Esfera Pública
Onde: Auditório da Udesc Esag, na Av. Madre Benvenuta, 2037 – Itacorubi – Florianópolis
Quando: Sexta-feira, 16
Horário: 8h30 às 12h

Rádio Secom
Você também pode ouvir o boletim de rádio e baixar o áudio:

  Baixar áudio

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281/ 9161-9002

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support