IBGE apresenta na ADR Araranguá informações sobre Censo Agropecuário 2017
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, acompanhado da gerente Regional de Educação, Celina Hobold da Rosa, recebeu na tarde desta terça-feira, 8, no gabinete da Agência, o gerente Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Amilton Machado Marinho.
Na oportunidade, o gerente do IBGE convidou o secretário executivo a integrar a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), bem como solicitou que todos os diretores das 43 escolas estaduais da região também sejam indicados a participarem das comissões em seus respectivos municípios.
Amilton explicou que na jurisdição do IBGE Regional, dos 15 municípios, seis já receberam a instalação das comissões, entre eles Turvo, Ermo, Sombrio, Balneário Gaivota, Araranguá e Balneário Arroio do Silva (nos dois últimos a instalação da CMGE aconteceu nesta terça-feira, 8). “Em um primeiro momento, a Comissão estará particularmente dedicada aos trabalhos do Censo Agro 2017, levantamento que será iniciado em outubro para obter informações sobre o universo de estabelecimentos agropecuários do país, mas é oportuno registrar que a intenção do IBGE é dar um caráter permanente às comissões”.
Será realizada a coleta de dados do Censo Agro 2017 em todas as unidades de produção dedicadas total ou parcialmente a atividades agropecuárias, florestais e agrícolas, independente do tamanho, pessoa física ou jurídica. Serão levantadas informações sobre área, produção, características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas, com objetivo de promover um planejamento e monitoramento da estrutura agropecuária brasileira.
O gerente do IBGE disse ainda que pela dimensão da tarefa a ser realizada, é importante contar com o apoio logístico e acompanhamento dos trabalhos por parte da sociedade local e entidades, o que pode contribuir para garantir a ampla cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas.
O secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, sinalizou de forma positiva no que diz respeito à sua participação na comissão, bem como dos representantes de cada uma das escolas estaduais da Gered na constituição das comissões nos demais municípios do Extremo-Sul.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}