Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. I Conferência Regional do...

I Conferência Regional do Idoso em Curitibanos propõe protagonismo no envelhecimento

Entidades civis, organizações públicas e lideranças políticas se reuniram em Curitibanos nesta quarta-feira, 1º de julho, para a realização da I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento organizado pela Associação dos Municípios da Região do Contestado (AMURC) em parceria com a Secretaria Regional de Curitibanos (SDR) foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação e reuniu representantes dos cinco municípios da região para debater estratégias que visam o aumento da participação dos idosos nos acontecimentos do dia-a-dia.

 

“Queremos ver a pessoa idosa como um sujeito ativo nas decisões da vida cotidiana regional, expressando seus valores, sentimentos e participando como protagonistas não somente da história, mas ajudando a construir o presente e o futuro da nossa sociedade”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos Roque Stanguerlin.

O prefeito de Curitibanos, José Antônio Guidi, disse que não se deve medir esforços para incentivar a população de mais idade a ser proativa nas ações das comunidades dos municípios. “Precisamos encontrar mecanismos de melhorar a cada dia a forma de convivência das pessoas idosas, incentivando, criando recreações, resgatando em muitos casos a alegria de viver”, ressaltou.

Janice Merigo, assitente social e assessora da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), fez palestra no encontro e chamou a atenção para a responsabilidade do engajamento da sociedade neste processo de inclusão do idoso. “Todos nós, idosos ou não, somos responsáveis por esta maior interatividade na velhice. Até porque todos um dia serão velhos e quando antes e melhor estivermos organizados neste sentido, mais felizes seremos como sociedade”, salientou.

{article Fabio Claudino Fontana – SDR Curitibanos – assinatura}{text}{/article}