Hospital Regional Terezinha Gaio Basso aprimora assistência à saúde com mais de 15 mil colaboradores capacitados
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB), em São Miguel do Oeste, por meio do Setor de Educação Permanente, já capacitou 15.337 colaboradores desde a criação do serviço, em abril de 2020. São realizados encontros mensais para promover a melhoria da qualidade assistencial, desenvolvimento das competências e habilidades técnico-científicas dos servidores.
O hospital é uma unidade pública do Governo do Estado, que atende 100% SUS os pacientes do Extremo Oeste catarinense.
O Setor de Educação Permanente é responsável pela gestão do Processo Educacional da instituição com planejamento, organização e realização de capacitações.
As formações são fundamentadas em um Levantamento de Necessidades de Treinamento, identificados por meio das demandas dos setores, das avaliações de desempenho e das notificações de eventos adversos. Também são consideradas as necessidades apontadas pelas comissões e as novas rotinas de trabalho que surgem.
A enfermeira do HRTGB, Greice Caroline Sanagiotto, fala do atendimento prestado aos pacientes:
As capacitações abordam diversas temáticas, entre elas: parada cardiorrespiratória, transfusão sanguínea, broncoaspiração e trabalho em equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros e profissionais administrativos.
Além disso, são oferecidas capacitações específicas para os técnicos de enfermagem, abrangendo desde os cuidados assistenciais até o uso adequado de equipamentos.
O Setor de Educação Permanente contribui não apenas para a formação dos colaboradores, mas também para a implementação de processos assistenciais, oferecendo sugestões de melhorias nos setores. As ações incluem:
- Auxílio e participação na elaboração de Protocolos, Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e fluxogramas, em colaboração com gerentes de setores;
- Contribuição e participação em comissões;
- Realização de levantamentos das necessidades de treinamento;
- Acompanhamento das avaliações de desempenho e desenvolvimento dos colaboradores;
- Realização de capacitações teóricas e práticas, conforme as necessidades identificadas, sejam elas individuais ou setoriais;
- Gestão e organização do laboratório de enfermagem e monitoramento dos processos de qualidade, incluindo indicadores e análises críticas.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), administrada pelo Instituto Santé.