Hospital Regional promove conscientização sobre descarte de resíduos
Quem passou pelas rampas do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt nesta segunda-feira, 5, deparou-se com cinco mil copos descartáveis. O objetivo de expor a significativa quantidade é para demonstrar quantos copos são gastos na instituição. “As pessoas costumam utilizar os copos descartáveis, o jogam no lixo e possuem a ilusão de que ele desaparece. Mas ele continua no meio ambiente entre 250 e 400 anos”, ressalta a enfermeira responsável pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS), Sheila Parolim.
Somente no refeitório da unidade são gastos 18 mil copos descartáveis por mês. Para diminuir o impacto ambiental, os servidores do HRHDS receberam copos reutilizáveis personalizados adquiridos pela empresa Sepat, que presta serviço terceirizado de alimentação à instituição. “Colocamos os objetos em uma rampa para impactar as pessoas e com isso conscientizar. Falar em cinco mil copos é muito diferente de vê-los juntos”, analisa Sheila.
Além de diminuir o impacto ambiental, a não utilização de copos descartáveis também é benéfico para a saúde. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) os copos descartáveis possuem em sua composição uma substância chamada estireno. Em contato com o café quente, pode soltar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde. Um dos riscos dessa substância é o aparecimento de câncer.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / (47) 9240-8064
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjoinville