Hospital Regional do Oeste avança no tratamento de pacientes que sofreram infarto

Foto: Suzane Gobbi / Assessora de Imprensa HRO
O Hospital Regional do Oeste (HRO), vinculado ao Governo do Estado, tem feito progressos significativos no tratamento de pacientes que sofreram infartos. No início de abril, a unidade atendeu um paciente de 49 anos que sofreu um infarto agudo do miocárdio. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está viabilizando a habilitação estadual como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular. A ação visa descentralizar o serviço, evitando o deslocamento dos pacientes para outras regiões.
O paciente foi rapidamente socorrido pelas equipes do Samu/Aeromédico e do SAER-FRON, que o transportaram de helicóptero de Pinhalzinho. Ao chegar ao HRO, recebeu atendimento ágil e eficaz.
“Em situações como essa que enfrentamos, onde cada minuto perdido pode representar uma perda grande em termos de sequelas, ter uma referência mais próxima é essencial para o melhor tratamento. O trabalho coordenado entre as equipes do Samu, SAER, HRO e Hospital de Pinhalzinho permitiu que o paciente fosse levado em tempo recorde”, aponta o médico responsável pelo atendimento do paciente durante o deslocamento, Marcos Picolo.
Segundo o cardiologista Guilherme Bernardi, responsável pelo cateterismo do paciente, a colaboração entre o atendimento pré-hospitalar e o HRO foi importante para reduzir o intervalo entre a chegada do paciente na unidade hospitalar e a realização do procedimento. Dessa forma, o paciente foi submetido ao cateterismo na Hemodinâmica em apenas 20 minutos — um tempo significativamente inferior ao limite de referência médica, que é de 1h30. Esse rápido atendimento é fundamental para minimizar sequelas potenciais.
O infarto é uma doença aguda e grave, sendo o tempo um fator crítico. “Neste caso, um paciente de 49 anos, que poderia ter falecido ou enfrentado sequelas cardíacas severas, agora tem uma grande chance de recuperação com mínimas sequelas, graças ao atendimento eficaz. É uma vitória e um motivo de orgulho para Chapecó contar com atendimento pré-hospitalar e cardiologia de alta complexidade no HRO para atender pacientes do SUS”, ressalta o médico.
Emocionado, o paciente Alciones Luiz Wojciechowski, que recebeu alta da UTI na ultima sexta-feira, 4, celebrou a recuperação. “Eu não tenho palavras, acho que nunca vou conseguir agradecer a esse pessoal que me ajudou. A rapidez que foi, eu não sei se deu 15 minutos do tempo que eu entrei aqui no hospital até a cirurgia. Ninguém esperou nada. É como nascer de novo, não tem outra palavra”, agradeceu.
O HRO conta com uma estrutura de ponta para atendimento dos serviços de Cardiologia e Vascular. Além disso, trabalha em conjunto com a estrutura do serviço de Hemodinâmica, que diagnostica e trata disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas de Média Complexidade. Com o processo de credenciamento, haverá aprimoramento dos serviços em Alta Complexidade.
Fonte: Suzane Gobbi – Assessora de Imprensa HRO
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no instagram @saude.sc