Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital Regional de São...

Hospital Regional de São José intensifica cirurgias ortopédicas e bariátricas

Para reduzir a demanda no setor de emergência, a direção do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes vem intensificando as cirurgias ortopédicas e bariátricas.

>>> A reportagem pode ser vista neste link .

De 15 de maio a 15 de setembro foram feitos 798 procedimentos ortopédicos – média de sete por dia – e, desde 10 de agosto, 41 bariátricos, que ocorrem durante a semana, inclusive aos sábados, sempre quando há vaga de leitos de internação, geralmente ocupados pelo pacientes da emergência.A mobilização vem reduzir a fila de espera para cirurgias das duas especialidades.

Maria Salete dos Santos, 51 anos, moradora de Biguaçu, na Grande Florianópolis, foi uma das pacientes que realizou a cirurgia bariátrica no Regional. Antes do procedimento, ela ficou internada durante 58 dias no Hospital Santa Teresa. “O pré-operatório no Santa Teresa é excelente. Temos uma alimentação controlada e profissionais nos monitorando a todo momento, diferente de como seria se eu estivesse em casa”, compara a paciente. A cirurgia ocorreu na manhã do dia 18 de setembro, e durou duas horas.

O Hospital Regional é referência estadual em cirurgia bariátrica. O pré e pós-operatório são acompanhados por uma equipe médica e outra multidisciplinar, com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e enfermeiro. A unidade atende principalmente a população das regiões da Grande Florianópolis, Sul e Extremo-Sul catarinense.

O Regional conta com a retaguarda no pré-operatório do Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, também administrado pela Secretaria de Estado da Saúde. Lá os pacientes são atendidos por médicos, assistente social, educador físico, nutricionista e fisioterapeuta.

Segundo o diretor do Hospital Regional de São José, Pedro Araújo, essas mobilizações dão mais rotatividade de leitos e possibilitando que mais pacientes sejam atendidos. “As cirurgias ortopédicas realizadas aos sábados aumentaram o fluxo de pacientes da emergência, o que liberou leitos de internação. Com isso, estamos dando maior resolutividade à demanda reprimida de cirurgias bariátricas”, explicou Araújo.

Informações adicionais para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Telefone: (48) 3221-2354
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br