Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital Regional de Biguaçu...

Hospital Regional de Biguaçu começa a fazer cirurgias

O Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass começa nesta quinta-feira, 10, 15 dias antes do previsto, a realização de internações e cirurgias eletivas de baixa e média complexidades. Inaugurado em 26 de agosto, a programação era de esta etapa começar apenas no final deste mês, 120 dias após o início das operações da unidade.

Foto: Divulgação / SES

>>> Imagem para download na galeria

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

“É um grande avanço que conseguimos junto com o prefeito Ramon Wollinger e com o secretário da Saúde de Biguaçu, Ângelo Ramos Vieira”, destacou o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing.

Seguindo o cronograma de funcionamento, o Hospital Regional de Biguaçu prossegue com os atendimentos ambulatoriais, recebendo pacientes que aguardavam em fila consulta com médicos especialistas em anestesista, cardiologia geral, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, neurologia geral, otorrinolaringologia adulto e infantil, pneumologia, proctologia, reumatologia, urologia e ortopedia. O hospital já zerou a fila de espera ambulatorial no município de Biguaçu e agora também atende pacientes de municípios vizinhos.

O Regional de Biguaçu também conta com exames de apoio e diagnóstico de média complexidade em radiologia, eletrocardiograma, ultra-sonografia, ecodoppler e ecocardiografiatranstorácica. E exames de apoio e diagnóstico de alta complexidade em tomografia. 

A unidade oferecerá cirurgias eletivas de ortopedia, proctologia, urologia, otorrinolaringologia, vascular (varizes) e cirurgia geral. Já as internações serão realizadas para clínica médica, clínica cirúrgica e pediatria.

A unidade conta com duas salas cirúrgicas e cerca de 55 funcionários. São 110 leitos, sendo 70% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Biguaçu está fazendo história, inaugurando um hospital e colocando em pleno funcionamento num ano tão complicado como este. Isso mostra o comprometimento da prefeitura e do Estado e o projeto tão sonhado para a população que foi o Hospital Regional de Biguaçu”, observou o prefeito Ramon Wollinger.

A unidade foi construída pela prefeitura de Biguaçu com apoio do Governo do Estado e do governo federal. O custeio mensal é dividido entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde. O nome escolhido para a unidade homenageia um dos primeiros farmacêuticos a atender no município. A unidade fica localizada ao lado do loteamento Deltaville, no Bairro Beira Rio, sendo local de fácil acesso pelas rodovias BR-101 e SC-407.

O funcionamento do hospital para atendimento ambulatorial é realizado das 7h às 19h. E o funcionamento para as cirurgias eletivas e internação será 24 horas/dia. 

“O importante é a parceria e entendimento que estamos tendo com o município e com o Estado. E agora chegou o momento de o hospital fazer cirurgias eletivas. A nossa meta é fazer um trabalho com segurança e qualidade”, observou odiretor do Regional de Biguaçu, Claudio Marmentini. 

O Hospital é uma unidade de atendimento referenciado, também chamado de modelo portas fechadas, o que na prática significa que os pacientes deverão ser encaminhados por outros serviços de saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e ambulâncias da Concessionária Autopista Litoral Sul.

Mais informações para a imprensa:

Pedro Costa
Prefeitura de Biguaçu
(48) 8468-7962

Eduardo Correia
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 9113-6065