Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital Nereu Ramos oferece...

Hospital Nereu Ramos oferece serviço de atendimento urgente para acidentes biológicos

Além de ser referência estadual em doenças infectocontagiosas, o Hospital Nereu Ramos também presta atendimento de urgência para casos relacionados a acidentes biológicos, mordidas de animais não peçonhentos e em situações sexuais consideradas de risco.

O Serviço de Atendimento Urgente para Acidentes Biológicos e Mordidas de Animais foi ativado em 2007, sendo estendido para os acidentes sexuais em 2008. “O hospital possui um ambulatório funcionando 24 horas, com médico infectologista de plantão das 8h às 17h, para atender pessoas que tiveram contato direto com sangue, produtos biológicos ou animais” explica Antônio Miranda, diretor do Hospital Nereu Ramos.

Segundo Miranda, durante o período noturno o atendimento é realizado por um profissional da área de enfermagem, sendo que sempre há um médico de sobre aviso caso haja necessidade.

“Em 2013, prestamos 600 atendimentos. Nosso ambulatório registra uma média de 120 casos por mês”, revela a médica infectologista e chefe do setor, Magali Chaves Luiz. Ela relata que os atendimentos mais frequentes estão relacionados ao contato direto com sangue. “Essa situação pode envolver pessoas da área da saúde, profissionais do sexo ou de alguém que sofreu algum tipo de acidente”, esclarece Magali.

O procedimento para receber o atendimento ao chegar no hospital é simples. O paciente preenche um formulário na entrada e depois é encaminhado para o ambulatório, onde será avaliada a gravidade do acidente.

Dependendo da situação, é coletada uma amostra de sangue que segue para análise no Laboratório Central de Saúde Público (Lacen). “Em alguns casos, o paciente é medicado imediatamente e, se necessário, recebe um remédio para uso continuo durante 30 dias”, informa a médica infectologista.

Ao deixar o ambulatório e caso haja necessidade de tratamento, o paciente sai com três consultas marcadas. Elas serão realizadas em um período de seis semanas, 12 semanas e a terceira em seis meses.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br