Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital Materno-Infantil Santa Catarina,...

Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma, conquista a certificação ONA

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, unidade do Governo do Estado, conquistou pela primeira vez o selo de reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) na categoria Serviços Hospitalares. Para ter a qualidade autenticada, a unidade precisou atender a padrões reconhecidos internacionalmente pela ONA. 

“A certificação do ONA só reforça a atuação do Governo do Estado na busca pela qualidade do serviço público de saúde no território catarinense. Estamos trabalhando pela ampliação dos serviços hospitalares com qualidade e eficiência, além de melhorar ainda mais a estrutura física dos hospitais para o atendimento da população. Parabéns a toda equipe do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina por esse mérito”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Para conquistar o nível 1 da acreditação, a unidade superou os 70% da meta estipulada dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Foram avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O reconhecimento tem validade de dois anos, até 2026, quando poderá ser renovado. A visita de certificação ao hospital foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de março. 

“Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida. Nossos colaboradores continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”, relata César Magalhães, diretor-geral do Hmisc.

O Hmisc é da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administrado pelo Ideas desde dezembro de 2018, quando uma série de melhorias e expansão da unidade foi implantada no hospital. Atualmente, o hospital possui 125 leitos e é referência materno-infantil para o Sul do Estado. 

De acordo com o superintendente técnico da ONA, Péricles Góes Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. “A acreditação do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.  A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário partindo da instituição a manifestação de interesse em ser avaliada. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support