Hospital Infantil abre centro cirúrgico provisório com quatro salas nesta quarta-feira
O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, abriu nesta quarta-feira, 14, o centro cirúrgico provisório com quatro salas. O centro antigo, onde funcionavam três salas, foi desativado para entrar em obras de ampliação. A previsão é de que a reforma seja concluída em fevereiro de 2014, quando o novo centro cirúrgico será inaugurado com nove salas. A mudança faz parte de um conjunto de obras orçadas em R$ 7 milhões, que inclui a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de oito para 20 leitos, além da nova Central de Material Esterilizado (CME), que já está em funcionamento desde o início desse mês.
Segundo o diretor do Hospital Infantil, Murilo Capella, a ativação do centro cirúrgico provisório começou nesta quarta-feira, às 8h, com uma cirurgia por vídeo de retirada de cateter do rim (foto abaixo), com duração de duas horas. “O paciente é um menino de um ano que tinha um rim que estava obstruído. A cirurgiã pediátrica Eliete Colombeli, responsável pelo procedimento, colocou o cateter para o rim voltar a funcionar e, agora, sua equipe retirou-o”, explica Capella.
A partir das 10h desta quarta-feira, começou uma cirurgia de grande porte em um menino de três anos, com duração prevista de nove horas.
Atualmente, há no Infantil oito leitos de UTI e quatro salas cirúrgicas. A ampliação será fundamental para melhorar o atendimento às crianças e aos adolescentes do Estado. “Somos referência em SC e precisamos estar preparados para atender a todos. O Hospital Infantil está crescendo em estrutura e serviços de qualidade”, destaca Capella, acrescentando que, após toda a obra finalizada, será possível fazer um número maior de cirurgias e agilizar as internações com mais eficiência.
Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br