Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital Governador Celso Ramos...

Hospital Governador Celso Ramos realiza primeira cirurgia videoendoscópica de coluna

Pela primeira vez, uma equipe de cirurgiões do Hospital Governador Celso Ramos executou uma cirurgia videoendoscópica de coluna. O procedimento foi realizado nesta sexta-feira, 1º, para tratar um paciente de 64 anos com hérnia de disco. A cirurgia é considerada padrão ouro, devido a sua natureza minimamente invasiva e por possibilitar uma rápida recuperação.

A técnica consiste em uma pequena incisão de apenas um centímetro. Dessa forma, com o auxílio do vídeo, os profissionais puderam ressecar a hérnia sem necessidade de recorrer à uma cirurgia aberta com incisões longas, o que geralmente acarreta em mais complicações para o paciente.

A intervenção, que durou cerca de uma hora, solucionou um caso de compressão da raiz nervosa da coluna que vinha ocasionando um déficit neurológico, com perda de força na perna direita. Após a cirurgia, o paciente foi encaminhado para um leito de internação e está previsto para receber alta no sábado.

“É um procedimento minimamente invasivo, que poucos hospitais realizam via SUS. Então, querendo ou não, estamos sendo pioneiros. É muito gratificante ter um equipamento de ponta à disposição da saúde pública”, avalia Victor Vicenti, médico residente de cirurgia de coluna e integrante do grupo. 

O trabalho envolveu uma equipe de cirurgiões de coluna coordenada pelo médico Zaffer Maito, com a participação dos médicos Waldemar de Souza, Williann Kenny, Victor Vicenti e Edson Acioli.

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support