Hospital Florianópolis registra maior número de atendimentos após reforma
Desde que inaugurou a nova estrutura, em janeiro deste ano, o Hospital Florianópolis (HF), localizado na parte continental da Capital catarinense, registrou aumento no número de atendimentos. De janeiro a abril, cresceu em cinco vezes a quantidade de internações e consultas ambulatoriais. Na Emergência, o aumento na média mensal de pacientes foi de 55% no mesmo período.
Atualmente, o HF conta com quatro leitos para reanimação, 13 leitos de observação, sendo oito adultos e cinco infantis, três leitos de isolamento e 42 de internação. Além disso, o hospital possui 10 leitos de UTI e um Centro Cirúrgico com três salas equipadas para cirurgias eletivas, emergenciais e de ortopedia. “Com essa nova estrutura e o dobro de funcionários que tínhamos há um ano, todos os setores apresentaram melhores índices, possibilitando um atendimento mais humanizado, priorizando os casos de urgência e emergência”, explica a diretora do HF, Sirlene Dias Coelho.
No ambulatório, por exemplo, o aumento foi significativo. Os 279 atendimentos realizados em janeiro de 2014 foram multiplicados por cinco, passando para 1.611 em abril. As mesmas proporções foram registradas com relação às internações, que somaram 47 em janeiro e 277 em abril. Na Emergência, a média de pacientes atendidos saltou de 5.436 em janeiro para 8.473 em abril, o que representa um aumento de 55% (veja a tabela completa abaixo).
Conselho Gestor
Após a reforma, que começaram em 2009 e abrangeram toda a área destinada aos pacientes, incluindo Emergência, internação, UTI, centro cirúrgico, a Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) assumiu a administração do hospital. Para tanto, conta com a participação de um Conselho Gestor, cuja posse ocorreu na última semana. O primeiro Conselho Gestor do Hospital Florianópolis é composto por 12 pessoas, entre representantes dos funcionários, direção e das comunidades da região.
Outra novidade é a implantação do Serviço de Atenção ao Usuário (SAU), criado com o objetivo de estimular ainda mais a participação da sociedade no processo de avaliação dos serviços e sugestões. O SAU é um canal aberto para manifestações por meio de telefone, e-mail, cartas, urnas, além do atendimento pessoal com o setor de Assistência Social.
O Hospital Florianópolis oferece atendimento 100% SUS e abrange uma população de nove municípios – Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara. Referência para uma população de mais de 700 mil habitantes, a Emergência da unidade oferece atendimento em quatro especialidades (Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia e Ortopedia). Já no Ambulatório são oferecidos serviços nas áreas de Algologia, Anestesia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Vascular, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia e pequenas cirurgias.
Evolução do atendimento no HF
Indicadores de Atendimento – Hospital Florianópolis |
|||||
Setor |
Média/Mês |
Média/Mês |
Jan/2014 |
Abr/2014 |
|
Emergência |
6.061 |
3.611 |
5.436 |
8.473 |
|
Internações |
236 |
47 |
47 |
277 |
|
Ambulatório |
Ortopedia e Traumatologia |
229 |
448 |
223 |
671 |
Clínica Médica e demais especialidades |
352 |
78 |
56 |
715 |
|
Cirurgia Geral |
174 |
17 |
0 |
225 |
|
Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico |
Radiologia |
2.134 |
78 |
701 |
3.515 |
Ultrassonografia |
109 |
36 |
35 |
367 |
|
Tomografia |
0 |
0 |
0 |
232 |
|
Endoscopia |
0 |
0 |
28 |
82 |
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Ana Paula Bandeira
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