Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital Florianópolis completa 35...

Hospital Florianópolis completa 35 anos e supera meta de atendimentos mensais

O Hospital Florianópolis completa 35 anos de atividades no dia 6 de julho como unidade pública de saúde do Estado. Mas os motivos para comemorar vão além do aniversário. A meta de atendimentos desde que foi inaugurada sua nova estrutura, em janeiro deste ano, que era de 5 mil atendimentos por mês, foi ultrapassada em junho e chegou à marca dos 8 mil.

A comemoração começou no domingo, 6, com um almoço especial para os funcionários de plantão. Nesta segunda-feira, 7, a história do hospital será apresentada aos funcionários, desde a sua idealização, em 1959, até os dias atuais. Aqueles que contam 35 anos ou mais de carreira receberão homenagem. Haverá bolo e o local será especialmente decorado para a ocasião.

Nova estrutura

Em janeiro deste ano, foi inaugurada a nova estrutura do Hospital Florianópolis. Depois da reforma, em que foram investidos R$ 12,8 milhões em obras e equipamentos, o hospital passou a contar com 50 leitos de internação, 10 leitos de UTI, centro cirúrgico com três salas, além de quatro leitos de recuperação pós-anestésica e leitos de observação adultos e infantis.

A partir de então, o hospital vem sendo administrado pela Organização Social Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), com atendimento 100% SUS. A meta, segundo a diretora da unidade, Sirlene Dias Coelho, era atender 5 mil pessoas todos os meses. “No entanto, no mês de junho, totalizamos 8.234 pacientes atendidos, sendo 737 na área de cirurgia geral, 4.912 na clínica médica, 1.011 na ortopedia e 1.574 na pediatria”, conta Sirlene.

A unidade atende nove municípios: Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara. Referência para uma população de mais de 700 mil habitantes, o hospital oferece atendimento  em Clínica Médica, Pediatria e Clínica Cirúrgica e Ortopédica de média e alta complexidade. 

Histórico

O Hospital Florianópolis, localizado no Bairro Estreito, foi inaugurado em 1969. Durante quatro anos funcionou como um hospital particular que disponibilizava 10% de seus leitos à comunidade carente. Com a criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), houve um acréscimo de leitos e um aumento da demanda para atendimentos da comunidade. Em 1974, o hospital foi adquirido pelo INPS.

Depois de passar por um período de reformas e contratações de funcionários por meio de concurso público, em 6 de julho de 1979 a unidade de saúde iniciou suas atividades como único hospital no Estado de propriedade da  Previdência Social.

Em 1990, por meio de convênio firmado entre Governo Federal e Estadual, o hospital passou a ter como gestor a Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina. Ao longo dos anos, o hospital passou por várias reformas de pequeno porte, sobretudo de caráter corretivo. A reforma iniciada em 2009 foi a primeira de grande porte.

Funcionários homenageados

José Alberto Luchtemberg, Arnilda Catarina Weber Gorges, Sarlete Nicoladelo Brighente, Adílio Da Silveira Rodrigues, Durval Regis Lacombe, Edgar Elói Valgas, Francisco Serafim Duarte Filho, Jorge Tadeu Dutra, Lenira Costa da Silva, Mauricio Felisbino da Silva, Nadir Cecília F. Kalbusch, Paulo Cesar Fraga, Ulmar Sarda da Silva Junior, Walfredo Kruger.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail:  anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 9113-6065