Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital de Caridade de...

Hospital de Caridade de Jaguaruna realiza 194 cirurgias oftalmológicas em mutirão

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

O Hospital de Caridade de Jaguaruna (HCJ) realizou na terça e quarta-feira, 19 e 20, um mutirão de cirurgias oftalmológicas eletivas beneficiando pacientes de vários municípios. Foram realizados 194 procedimentos, sendo 191 de pterígio e três de transplante conjuntival. A ação foi desenvolvida entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Ideas, organização social gestora da unidade.

O pterígio é uma alteração na conjuntiva, que é a membrana transparente que recobre a parte branca do olho, popularmente conhecida como “carne no olho”. O procedimento cirúrgico consiste na raspagem dessa carne que cresce por cima da córnea. Já o transplante conjuntival é quando substitui a conjuntiva doente por um enxerto saudável.

Todos os pacientes realizaram os procedimentos e receberam alta no mesmo dia, não precisando ficar internados. “Abrimos a agenda regulada pelo Estado, onde os municípios enviaram as suas demandas e todos que vieram foram atendidos. O mutirão beneficiou pacientes de 25 municípios do Sul de Santa Catarina. Para nós, isso é muito gratificante”, destacou a diretora do HCJ, Kathleen Fagundes.

O Hospital de Caridade de Jaguaruna é contratualizado com a SES/SC por meio do Programa de Valorização dos Hospitais. A unidade é habilitada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar cirurgias eletivas de hérnia e vesícula, além de realizar atendimento de urgência e emergência a pacientes da região.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support