Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital Celso Ramos integra...

Hospital Celso Ramos integra Programa SOS Emergências do Ministério da Saúde

O Hospital Governador Celso Ramos, que faz parte da rede de hospitais públicos administrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), acaba de ser integrado ao Programa SOS Emergências do Ministério da Saúde (MS), que monitora e dá assessoria técnica para várias unidades hospitalares de grande porte do país.

A finalidade do SOS Emergências é qualificar a gestão e o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro das emergências dos hospitais. O programa faz parte da Rede de Atenção às Urgências, que prevê injeção de recursos nas unidades de saúde que atendem urgência e emergência.

Ana Burigo, coordenadora da Rede de Atenção às Urgências da SES, explica que o objetivo deste programa “é estimular a organização e a implantação da Rede de Atenção às Urgências, buscando um pacto cooperativo entre as instâncias de gestão do SUS para garantir os investimentos e recursos necessários a esta mudança de modelo de atenção nos grandes prontos-socorros dos estabelecimentos hospitalares integrados ao SUS”.

Com o programa do Ministério da Saúde, as unidades hospitalares poderão melhorar a gestão e a qualidade assistencial, bem como implantar dispositivos como classificação de risco, gestão de leitos, protocolos clínico-assistenciais e administrativos, adequação da estrutura e ambiência hospitalar, regulação e articulação com o sistema de saúde.

Além da qualificação da porta de entrada (emergência) hospitalar, o SOS Emergências prevê a integração com o Programa Melhor em Casa, que compõe a atenção hospitalar com a atenção domiciliar. “A inserção das equipes de atenção domiciliar no ambiente hospitalar busca humanizar o cuidado aos pacientes atendidos na porta de entrada do hospital, abreviar o tempo de permanência na unidade e evitar internações desnecessárias”, complementa Ana Burigo.

 

Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071