Hospital Celso Ramos, em parceria com o Alô Saúde Floripa, viabiliza o atendimento dos casos de baixa prioridade
A partir desta terça-feira, 7, a Emergência do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis, contará com o apoio do Alô Saúde Floripa para o atendimento exclusivo de pacientes classificados como prioridades mínima (azul) e baixa (verde).
O serviço funcionará em um consultório para o atendimento no formato de teleconsulta, on-line, com recursos de áudio e vídeo.
Haverá um profissional no hospital dedicado a esse atendimento para a orientação do paciente e a realização dos encaminhamentos necessários.
De acordo com o diretor do HGCR, Michel Faraco, o novo modelo é para organizar e otimizar os atendimentos de acordo com a gravidade e complexidade:
SONORA
A Atenção Primária de Saúde (APS) é considerada a ordenadora do cuidado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Seguindo essa diretriz, o profissional do Alô Saúde Floripa fará a condução exclusiva dos casos de baixa prioridade, incluindo os não munícipes de Florianópolis classificados pela Emergência do hospital.
E nestas situações, assegurará o encaminhamento para atendimento com o médico, presencial na APS (sob gestão de equipe própria da APS) ou a consulta on-line de forma síncrona.
A Emergência do hospital realiza, aproximadamente, 7,5 mil atendimentos mensais. De acordo com o Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco, 26% são classificados como “prioridade mínima” (azul) e “prioridade baixa” (verde), 42% “prioridade média” (amarelo), além de 32% “prioridade alta” (laranja) e “prioridade máxima” (vermelho).