Hospital Celso Ramos aumenta em 70% o número de procedimentos urológicos no mês de abril
O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) está operando com maior agilidade os procedimentos em urologia.
Os resultados são consequência de medidas coordenadas entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a administração do hospital.
Uma das inovações foi a introdução do uso de sistema de comodato nessa especialidade em serviços públicos, iniciado em março deste ano, na unidade.
A iniciativa tem aumentado o número de atendimentos e cirurgias e diminuído a espera da população.
O mês de abril, por exemplo, registrou um desempenho recorde. Se comparado com 2023, houve um incremento de 70%, declara o diretor do HGCR, Michel Faraco, que esclarece que esta prática não é muito comum na urologia:
SONORA
No modelo tradicional, a SES compra os insumos e adquire os equipamentos. Após amplo estudo de viabilidade e o devido processo licitatório, nesse sistema de comodato o fornecedor entrega todos os aparelhos e materiais especiais para a execução do procedimento.
A vantagem é que os equipamentos e materiais descartáveis são do fornecedor, responsável pelas reposições e manutenções.
O médico urologista, Dr. José Orlando, fala das vantagens e benefícios da modalidade:
SONORA
Além dos benefícios clínicos, a nova parceria também traz ganhos no campo educacional visto que o hospital é o único do estado que oferece residência médica em urologia.