Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. História de vida de...

História de vida de professora com deficiência visual é apresentada em encontro da Educação Especial na ADR Araranguá


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A professora Luana Tillman, docente em Atendimento Educacional Especializado no Campus do Instituto Federal Catarinense (IFC)  Santa Rosa do Sul, acompanhada de seu cão-guia, o golden retriever Mambo, foram convidados especiais da Gerência de Educação no 5º Encontro de Educação Especial, realizado pela Supervisão de Gestão Escolar, por meio da Coordenação do Atendimento Educacional Especializado – AEE, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá na tarde desta terça-feira, 22.

Os professores do AEE, juntamente com os articuladores da educação especial das escolas da rede estadual de ensino da Regional Araranguá, puderam conhecer a história da professora, que desmistifica a ideia da deficiência visual como um limitador de uma vida plena.

Luana nasceu com glaucoma congênito hereditário e aos 15 anos, após um descolamento de retina, passou a ter deficiência visual total, o que não a impossibilitou de ter uma vida independente. “Já passei por mais de 30 cirurgias e inúmeros tratamentos, mas nunca perdi a capacidade de me superar”, disse.

A professora, hoje moradora de Sombrio, nasceu em Blumenau, e com incentivo da família, fez magistério, Faculdade de Pedagogia e duas especializações, e disse que frequentar o atendimento especializado na infância foi fundamental. “Meus pais sempre foram ativos e preocupados com meu desenvolvimento. Aos 3 anos de idade comecei a frequentar as salas de reforço, o que qualificou muito meu desenvolvimento, e aos 10 anos comecei a aprender o braile”, conta.

Já o cão-guia, Mambo, acompanha Luana há cerca de dois anos e meio, com quem tem uma relação de cumplicidade. Ela foi selecionada a receber o cão por meio do Projeto Piloto do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.

A coordenadora do AEE na Gerência Regional de Educação (GERED) de Araranguá, Eléria Karine Kunhasky Coelho Comim, agradeceu a importante participação da professora e seu cão-guia, enriquecendo o Encontro de Educação Especial com um belo exemplo de superação.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua