Hidrômetros e encanamentos de água necessitam de cuidados extras com temperaturas negativas
Fotos: Elenise Melo Nunes/ADR São Joaquim
Com o registro de temperaturas negativas em diversos municípios catarinenses, moradores de algumas regiões enfrentam problemas com o encanamento de água. Na madrugada desta terça-feira, 18, quando as temperaturas registraram temperatura de até -7,4°C e uma sensação térmica de -27°C na Serra Catarinense, apenas na Agência local da Casan de São Joaquim foram informados 120 casos de vazamento por congelamento, situações que podem ser evitados com algumas medidas preventivas. Na próxima noite, a Casan também irá interromper o fornecimento de água nas regiões mais baixas de São Joaquim.
A servidora pública Vera Lúcia Mariotti foi umas das moradoras de São Joaquim que enfrentou o problema. Ela conta que apenas no final da manhã desta terça-feira,18, provavelmente quando o cano descongelou, ela observou que um cano do hidrômetro estava esguichando água e que estava rachado. “Não sabia que isso poderia acontecer, e que uma simples proteção poderia ter impedido o congelamento e os transtornos”, afirmou.
Entre as medidas indicadas pela Casan para evitar o congelamento de hidrômetros e encanamentos de água expostos está a proteção dos hidrômetros com jornal, plástico ou papelão para abrigar o equipamento e uma alternativa para encanamentos externos, como torneiras de jardins ou tubos de PVC não enterrados é através do esvaziamento dos canos e o fechamento dos registros. “Se houver a possibilidade, o ideal é fechar o registro e esgotar a canalização de água. Outro alerta é para que as pessoas não joguem água quente em encanamento congelado, pois o choque térmico poderá trincar os canos”, explicou o agente local da Casan de São Joaquim, Luiz Carlos do Amaral.
A Casan informa que diante das previsões que indicam temperaturas de até -10°C na próxima noite, o fornecimento de água será interrompido a partir das 18 horas desta terça-feira, 18, nos bairros Bandeira, Cohab I, Jardim das Camélias, Três Pedrinhas, Marita Campos, Santa Paulina e São José. “Com a interrupção pretendemos esgotar as redes e com isso evitar o congelamento e por consequência os transtornos e despesas geradas pelas situações apontadas”, destacou o agente.
{article Elenise Melo Nunes – SDR São Joaquim}[text]{/article}