Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hemosc recebe certificado internacional de...

Hemosc recebe certificado internacional de Reacreditação de Qualidade

Foto: Marco Favero / SECOM

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) recebeu a Reacreditação de Qualidade pelos produtos e serviços prestados da Association for the Advancecement of Blood & Biotherapies/Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (AABB/ABHH). O Hemosc é um órgão público do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O Hemocentro catarinense é referência no Sistema de Gestão de Qualidade e o único do Brasil com três certificações: ISO 9001, que é um selo internacional de qualidade, desde 1998; acreditação pela  AABB/ABHH desde 2014; e da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1, em 2023. 

“Acreditação americana é um diferencial do Hemosc. Somente cinco hemocentros públicos brasileiros possuem esse certificado”, afirma a diretora-geral do Hemosc Patrícia Carsten. De acordo com ela, os padrões da AABB/ABHH são muito rigorosos e obter essa certificação significa que o sangue disponibilizado pelo Hemosc para toda Santa Catarina tem padrão internacional.

O Hemosc é responsável por 99% da coleta e distribuição do sangue em Santa Catarina, com laboratórios de referência, atendimentos a pacientes, ensino e gestão. 

“Isso demonstra mais uma vez nosso compromisso com os catarinenses. A excelência dos nossos produtos e serviços é o resultado de um trabalho de muita competência e comprometimento dos nossos 740 colaboradores para os 7,6 milhões de catarinenses. É importante lembrar que a Fahece e a Secretaria de Estado da Saúde fazem parte desta conquista também”, completa Patrícia.

A auditoria ocorreu em agosto de 2023 no Hemosc de Florianópolis. Foram auditados os setores que contemplam as atividades de captação de doadores, coleta de sangue, exames laboratoriais (testes sorológicos, imuno-hematológicos de doadores e receptores e exames hematológicos), produção, distribuição de hemocomponentes, incluindo o controle de qualidade e a transfusão, além das áreas com atividades que se relacionam e impactam na qualidade dos produtos e serviços prestados pelo Hemosc, como gestão de pessoas, convênios, compras, almoxarifado e gestão de equipamentos. O Hemosc atua em hemorrede de modo padronizado em suas unidades.

A Hemorrede é composta por sete hemocentros localizados em Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Joinville e Lages. Possui duas unidades de coleta, uma em Tubarão e outra em Jaraguá do Sul. Também há oito agências transfusionais: Hospital Regional Homero de Miranda Gomes (São José); Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Florianópolis, Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis); Hospital Regional do Oeste (Capecó); Hospital Hans Dieter Schmidt (Joinville); Maternidade Tereza Ramos (Lages); e Hospital Dr. Waldomiro Colautti (Ibirama).

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support