Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hemosc encerra 2023 com...

Hemosc encerra 2023 com aumento de 4,1 % nas doações de sangue

Foto: Marco Favero

Foto: Marco Favero / Secom

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), da Secretaria de Estado da Saúde, chegou a 160.597 candidatos à doação de sangue 2023, um crescimento de 4,1% em comparação ao ano anterior. Esse incremento foi resultado de campanhas de conscientização que tiveram a adesão da sociedade catarinense.

“Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Estes números expressivos demonstram a preocupação e o amor ao próximo de cada pessoa que disponibiliza um tempo para realizar a doação. Além disso, contribuem efetivamente para a realização das cirurgias eletivas. Meu agradecimento a todos os voluntários”, ressalta a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Desse total de candidatos, 135.166 pessoas efetuaram a doação, sendo que 5.123 foram doações de plaquetas por aférese. Esse procedimento consiste em bombear o sangue do doador para um equipamento o qual irá separar as plaquetas para doação, fazendo com que o sangue retorne ao organismo do doador pelo mesmo acesso venoso.

“Com a solidariedade dos catarinenses, que mesmo diante de eventos adversos como as enchentes, conseguimos atender 99,8% das solicitações de sangue feitas pelos hospitais e clínicas de Santa Catarina”, afirma a diretora do Hemosc, Patrícia Carsten.

Entre aqueles que doaram, mais de 52% repetiram o gesto pelo menos duas vezes durante o ano, o que demonstra que os catarinenses compreendem a doação de sangue como um ato de generosidade e cidadania.

Para o presidente da Fahece, Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do Hemosc junto à Secretaria de Estado da Saúde, o crescimento reforça o compromisso com a sociedade catarinense. “Nada substitui o sangue humano. Para que isso seja possível, precisamos garantir qualidade, mas também o compromisso dos catarinenses que são fundamentais neste ato de solidariedade que é a doação”, afirma.

Atualmente, em torno de 2,2% dos catarinenses é doador de sangue, sendo esse mais um número significativo comparado ao restante do Brasil, que contabiliza 1,4% da população.

Para ser um doador, basta agendar um horário no portal do Hemosc. As orientações também estão disponíveis no site.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support