Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. HEMOSC é primeiro hemocentro...

HEMOSC é primeiro hemocentro do Sul do país com a nova geração de testes para triagem de doadores do sangue

Foto: Maurício Vieira/Arquivo Secom

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) foi o primeiro hemocentro da região Sul do Brasil a implementar o Teste de Ácidos Nucleicos (NAT) de segunda geração, o NAT Plus, e o segundo do país. As testagens são feitas em bolsas de sangue coletadas pelo SUS na triagem de doadores para infecções transmissíveis pelo sangue. O HEMOSC é uma unidade da Secretaria Estadual de Saúde, com gestão da FAHECE.

O teste NAT foi inicialmente desenvolvido para o vírus da Hepatite C (HCV) e do HIV. O HEMOSC foi o primeiro Hemocentro do Brasil a receber o equipamento de primeira geração, em 2007, em um estudo piloto com 5.392 amostras. Em 2011, foi finalizada a implantação do NAT na hemorrede nacional e, em 2013, incluída também a testagem do vírus da Hepatite B (HBV).

“O HEMOSC foi escolhido pelo Ministério da Saúde para receber essa tecnologia por conta da capacidade técnica da sua equipe e também pela organização da nossa hemorrede, o que representa a excelência do nosso trabalho em respeito aos catarinenses”, afirma a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten.

Em junho de 2023, o Hemosc iniciou as testagens de 100% das bolsas de sangue coletadas pelo SUS, dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na triagem de doadores para infecções transmissíveis pelo sangue.

“O NAT Plus, uma plataforma de última geração, permite também a testagem da malária. Essa atualização, além de garantir maior segurança para os pacientes que receberão o sangue, agregou muito na nossa instituição, com atualização dos equipamentos, aumento da automação e da capacidade de processamento de amostras na nossa hemorrede”, afirma o diretor técnico do HEMOSC, o médico Guilherme Genovez.

De acordo com o coordenador laboratorial do HEMOSC, Sérgio Melim Sgrott, são processadas em média mais de 300 mil amostras por ano no HEMOSC. “Todo o sangue coletado pelo SUS é testado utilizando o kit fornecido pelo Ministério da Saúde. O NAT Plus, com incorporação da testagem da Malária, permite a seleção de doadores de sangue de forma mais eficiente, pois, além da segurança transfusional, reduz o período de inaptidão para pessoas que se deslocaram para áreas endêmicas, por exemplo”, explica.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support