Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hemosc comemora 25 anos...

Hemosc comemora 25 anos de fundação

Para comemorar os 25 anos de fundação do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc), a direção da instituição fará uma homenagem aos seus doadores e colaboradores. A cerimônia será às 16h, desta sexta-feira, 19, no Auditório Antonieta de Barros, da Assembléia Legislativa (Alesc).

O Hemosc faz parte da rede de unidades públicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece). Em 2012, o Hemosc coletou, em todo o Estado, 125 mil bolsas de sangue. Em menos de 20 anos, as coletas cresceram 625% – em 1997, 20 mil bolsas foram doadas. Os exames hematológicos, que em 1977 eram 43 mil, chegaram a 150 mil em 2012.

Ao longo de sua trajetória, o Hemosc tornou-se referência nacional. Atualmente, é única hemorrede estadual do país certificada pela Norma ISO 9001:2008. Por essa razão foi indicado pelo Ministério da Saúde para a obtenção da Certificação Internacional da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) e Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).

Histórico

No início da década de 1960, foi instalado em Florianópolis, o Banco de Sangue da Maternidade Carmela Dutra, com objetivo de coleta e armazenamento. Mais tarde, por meio da Lei 3.555, de 27 de novembro de 1964, foi criado o Centro Hemoterápico Catarinense (CHC), que veio substituir o Banco de Sangue da Maternidade Carmela Dutra.

Posteriormente, o CCH foi transferido para a nova sede, no Centro da Capital. A finalidade do CCH era realizar atendimento em todo o estado, com postos instalados nas principais cidades do interior. Na época, era o único banco de sangue do Brasil com essa abrangência.

Em 1971, o Centro Hemoterápico Catarinense foi transferido para o prédio localizado na Avenida Othon Gama D´Eça, número 756,  Centro  de Florianópolis, onde segue instalado até hoje. Com base nas diretrizes do Plano Nacional de Sangue e Hemoderivados (Planashe), atualmente Coordenadoria Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos (SAS), o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) foi criado em 20 de julho de 1987, pelo Decreto Lei Estadual número 272, com o objetivo básico de prestar atendimento hemoterápico de qualidade à população da região, bem como dar assistência aos portadores de doenças hematológicas.

Com sua área física e seu quadro pessoal ampliado, foi criado através do Decreto Lei número 3015, de 27 de fevereiro de 1989, o Sistema Estadual de Hematologia e Hemoterapia, com a finalidade de promover a interiorização das ações relativas ao uso de sangue para fins terapêuticos, a doação voluntária do sangue, medidas de proteção à saúde do doador e receptor, medidas para disciplinar a coleta e o controle de qualidade, condições de estocagem e distribuição de hemoderivados, e promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área.

Desde então, o Hemosc passou a ser o hemocentro coordenador, tendo como unidades auxiliares os hemocentros regionais, localizados nos municípios pólos de Santa Catarina. Atualmente, o Hemosc coordena a Hemorrede Pública do Estado de Santa Catarina, composto por cinco Hemocentros Regionais localizados em Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau.

Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado da Saúde
Telefone: (48) 9113-6065
E-mail:anap@saude.sc.gov

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support