Hemosc comemora 25 anos de fundação
Para comemorar os 25 anos de fundação do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc), a direção da instituição fará uma homenagem aos seus doadores e colaboradores. A cerimônia será às 16h, desta sexta-feira, 19, no Auditório Antonieta de Barros, da Assembléia Legislativa (Alesc).
O Hemosc faz parte da rede de unidades públicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece). Em 2012, o Hemosc coletou, em todo o Estado, 125 mil bolsas de sangue. Em menos de 20 anos, as coletas cresceram 625% – em 1997, 20 mil bolsas foram doadas. Os exames hematológicos, que em 1977 eram 43 mil, chegaram a 150 mil em 2012.
Ao longo de sua trajetória, o Hemosc tornou-se referência nacional. Atualmente, é única hemorrede estadual do país certificada pela Norma ISO 9001:2008. Por essa razão foi indicado pelo Ministério da Saúde para a obtenção da Certificação Internacional da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) e Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).
Histórico
No início da década de 1960, foi instalado em Florianópolis, o Banco de Sangue da Maternidade Carmela Dutra, com objetivo de coleta e armazenamento. Mais tarde, por meio da Lei 3.555, de 27 de novembro de 1964, foi criado o Centro Hemoterápico Catarinense (CHC), que veio substituir o Banco de Sangue da Maternidade Carmela Dutra.
Posteriormente, o CCH foi transferido para a nova sede, no Centro da Capital. A finalidade do CCH era realizar atendimento em todo o estado, com postos instalados nas principais cidades do interior. Na época, era o único banco de sangue do Brasil com essa abrangência.
Em 1971, o Centro Hemoterápico Catarinense foi transferido para o prédio localizado na Avenida Othon Gama D´Eça, número 756, Centro de Florianópolis, onde segue instalado até hoje. Com base nas diretrizes do Plano Nacional de Sangue e Hemoderivados (Planashe), atualmente Coordenadoria Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos (SAS), o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) foi criado em 20 de julho de 1987, pelo Decreto Lei Estadual número 272, com o objetivo básico de prestar atendimento hemoterápico de qualidade à população da região, bem como dar assistência aos portadores de doenças hematológicas.
Com sua área física e seu quadro pessoal ampliado, foi criado através do Decreto Lei número 3015, de 27 de fevereiro de 1989, o Sistema Estadual de Hematologia e Hemoterapia, com a finalidade de promover a interiorização das ações relativas ao uso de sangue para fins terapêuticos, a doação voluntária do sangue, medidas de proteção à saúde do doador e receptor, medidas para disciplinar a coleta e o controle de qualidade, condições de estocagem e distribuição de hemoderivados, e promover o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área.
Desde então, o Hemosc passou a ser o hemocentro coordenador, tendo como unidades auxiliares os hemocentros regionais, localizados nos municípios pólos de Santa Catarina. Atualmente, o Hemosc coordena a Hemorrede Pública do Estado de Santa Catarina, composto por cinco Hemocentros Regionais localizados em Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau.
Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado da Saúde
Telefone: (48) 9113-6065
E-mail:anap@saude.sc.gov