Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Hantavirose: saiba como prevenir...

Hantavirose: saiba como prevenir a doença transmitida por roedores silvestres

Hantavirose: saiba como prevenir a doença transmitida por roedores silvestres

Com o objetivo de evitar casos de hantavirose, transmitida por roedores silvestres, e com incidência maior entre agosto e fevereiro, período de armazenagem de grãos em paióis, o que atrai os animais, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Dive, está intensificando as ações de controle e ampliando as orientações sobre os cuidados a serem tomados para evitar a doença.

A ocorrência de hantavirose no estado é registrada desde 1999. Em 2022, foram confirmados oito casos nos municípios de Agronômica, Águas Frias, Caçador, Lontras, Mafra, Palhoça, Painel e Urubici, com o falecimento de quatro pessoas.

A infectologista da Dive, Maria Julia Almeida, explica como a doença é transmitida e fala sobre os sintomas:

SONORA

As pessoas com maior risco de exposição ao hantavírus são os agricultores, pescadores, ecoturistas, pesquisadores científicos, trabalhadores em áreas de reflorestamento, pessoas que vivem ou trabalham no campo e que desenvolvem atividades em locais fechados ou pouco ventilados, como galpões, paióis, armazéns e casas de campo fechadas.

Para evitar a transmissão, é importante preservar o meio ambiente, pois se estiver equilibrado haverá presença dos animais que se alimentam de roedores, como cobras, gaviões, corujas, cães e gatos do mato. Também é importante manter limpo o ambiente, com terrenos roçados e entulhos longe das casas, assim como evitar o contato direto com roedores, com suas fezes e urina e manter recipientes de alimentos fechados.

Nas propriedades rurais, é preciso manter limpo o local onde vivem os animais, recolher sempre as sobras de comida e armazenar os insumos em locais suspensos, em depósito afastado de casas, lavouras e da mata.

Ao perceber algum sintoma, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support