Guaramirim recebe estudo nacional para gestão integrada em riscos e desastres
Foto: Ana Cenatti / ADR Jaraguá do Sul
O Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos e Desastres Naturais (GIDES) foi apresentado na tarde desta terça-feira, 20, na prefeitura de Guaramirim, por técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Até esta quarta-feira, 21, os técnicos devem finalizar a primeira parte do projeto com reuniões, levantamentos iniciais e bases cartográficas. Segundo o geólogo do CPRM, Thiago Dutra, o levantamento é feito para estudar as especificidades de cada município e fazer os ajustes necessários aos mapas e estudos já elaborados pelo CPRM.
Este estudo é uma iniciativa do Governo Federal, que propôs ao governo japonês um acordo de Cooperação Técnica Internacional – CTI para a gestão integrada de riscos e desastres. Em Guaramirim as visitas técnicas em campo serão realizadas até maio e em um ano o projeto estará concluído e será disponibilizado no banco de dados para todos os centros de monitoramento e município.
A metodologia japonesa de mapeamento de perigo e risco a movimentos de massa adaptada ao Brasil, está em estudo desde 2013 e os municípios de Nova Friburgo e Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, e Blumenau, em Santa Catarina, foram os municípios-piloto. Agora, em parceria com a Defesa Civil estadual, este estudo será desenvolvido incialmente em mais cinco municípios de Santa Catarina: Santo Amaro da Imperatriz, Braço do Norte, Rio do Sul, Guaramirim e Herval do Oeste.
Guaramirim foi um dos municípios selecionados pela Defesa Civil do Estado por apresentar vários fenômenos climáticos, por contar com estrutura de Defesa Civil municipal e também mapeamento de risco iniciado. “Para se preparar enquanto gestor público na questão da prevenção, investimentos e preparação para essas situações é complicado, mas quando se tem um estudo com qualidade de ponta, é gratificante e a prova de que todos estão unindo forças no sistema de prevenção de tragédias”, destacou o prefeito de Guaramirim, Luiz Antônio Chiodini.
Segundo técnicos do município, este estudo geotécnico está sendo realizado em boa hora e complementa um estudo de áreas de risco feito pelo município, mas que priorizou as questões ligadas a alagamentos e cheias de rios.
O secretário executivo de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, o coordenador regional de Defesa Civil do Estado, Osvaldo Gonçalves, técnicos da Defesa Civil do município, representantes municipais das áreas de planejamento, meio ambiente, assistência social e habitação, também participaram da apresentação.
Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 98861-2652
Site: sc.gov.br/regionais/jaraguadosul