GT de Enoturismo realiza encontro em Urussanga
Urussanga sediou nesta terça-feira, dia 4, a primeira reunião do recém-inaugurado Grupo de Trabalho (GT) de Enoturismo, vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).
Representantes da iniciativa pública e privada ligados ao segmento estiveram reunidos ao longo do dia para elaborar o Regimento Interno do GT, que tem como propósito reunir esforços para a elaboração de políticas públicas que deem suporte ao desenvolvimento desse segmento turístico.
Foto: SOL
O consultor técnico da SOL, Márcio de Sousa, deu início aos trabalhos, apresentando o modelo de regimento criado pela secretaria, que foi lido de forma conjunta para que fossem feitas as alterações e inclusões necessárias. Foi aprovada a realização de reuniões periódicas com o grupo, que pretende propor a estruturação de rotas do vinho e o fortalecimento de mercados, qualificações e certificações.
De acordo com a diretora do setor de Políticas Integradas do Turismo, Cultura e Esporte (PDIL), Simone Machado, o GT se forma para unir esforços entre os produtores, o trade e o Estado para ampliar a vocação turística das regiões produtoras de SC, localizadas principalmente em Urussanga, São Joaquim e próximas ao Vale do Rio do Peixe. As demais cidades de SC que desejam fazer parte da equipe podem compor o grupo por adesão, encaminhando um ofício de interesse à diretoria do PDIL da SOL. Já se manifestaram oficialmente as cidades de Peritiba, Alto da Bela Vista e Ipira, localizadas no Meio-Oeste catarinense.
A partir da próxima reunião, agendada para setembro, em Tangará, o GT vai iniciar a elaboração do plano de ação e delinear as propostas futuras sugeridas pelos representantes envolvidos no processo.
O presidente do Sindicato das Indústrias do Vinho de Santa Catarina (Sindivinho), Celso Panceri, convidou todos os integrantes do GT para o Seminário Internacional da Uva e do Vinho. O evento vai ocorrer durante a Expo Videira, no próximo dia 3 de setembro. Contará com a presença de uma delegação italiana composta de produtores e empresários do setor da vitivinicultura, além de palestrantes de renome internacional, como Adriano Miolo, apresentando o case de sucesso de sua empresa.
Ao final do encontro, o diretor da Biosphera, Ike Gevaerd, apresentou o projeto Rotas Cênicas, que, segundo ele, é uma ferramenta de fortalecimento do valor estético da paisagem natural que pode contribuir com Grupo de Trabalho. Inspirado em uma experiência bem-sucedida na Noruega, o projeto pretende buscar parceiros públicos e privados para valorizar a cadeia produtiva do turismo. A primeira rota a ser implantada pela empresa é a “Caminho das Montanhas”, localizada nas regiões turísticas da Serra Catarinense e Encantos do Sul.
O encontro aconteceu na Vinícola Mazon e contou com a presença de representantes das seguintes entidades: Associaçao Pró-Goethe, Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), Epagri, Prefeitura de Urussanga, Prefeitura de Pedras Grandes, Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Sindicato das Indústrias do Vinho de SC (Sindivinho) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Flores
Assessoria de Comunicação SOL
Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL)
Fone: (48)3665-7436
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br