Grupo se reúne na Udesc de Ibirama para discutir educação ambiental
O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da sétima Região Hidrográfica de Santa Catarina, se reuniu nesta quarta-feira, 22, na Udesc de Ibirama para apresentar relatórios e discutir o planejamento e participação em diversos eventos que acontecem nos próximos meses.
O grupo, apoiado pelo Governo do Estado e composto por entidades de Aurora, Balneário Camboriú, Camboriú, Blumenau, Brusque, Ibirama, Indaial, Itajaí, Navegantes, Rio do Sul e Witmarsum, é um órgão colegiado vinculado a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Santa Catarina (CIEA/SC) e atua na elaboração de propostas de educação ambiental nos mais diversos âmbitos.
A Região 7, abrange cerca de 50 municípios, e segundo a coordenadora do grupo e representante da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, Susana Beatriz da Costa Cunha, desde 2009 reuniões itinerantes são realizadas em cidades onde há instituições participantes. “Nesses encontros discutimos as atividades realizadas em cada região. Hoje, por exemplo, estamos visitando a Udesc, que tem encaminhado cursos de formação nas mais diversas áreas”, ressaltou.
A reunião, aconteceu justamente na Green House, uma casa antiga em estilo enxaimel que foi totalmente adaptada para educação ambiental. “Eles fazem um trabalho muito interessante aqui com escolas no sentido de reaproveitamento de materiais, alimentação saudável, captação de água da chuva e compostagem. Se em cada local tivermos instituições que multipliquem esses conhecimentos e sejam fontes de boas práticas ambientais como a universidade, todos os catarinenses ganham em qualidade de vida.”
A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas, Edna Beltrame Gesser, acompanhou o encontro e destaca que iniciativas como essa garantem o desenvolvimento aliado a preservação ambiental. “Santa Catarina é um estado privilegiado pela natureza e nada mais justo que trabalharmos para a preservação. Na sétima região hidrográfica o grupo consegue fazer um trabalho excelente.”
O professor da Udesc, Willian Goetten, afirmou que as reuniões servem para fortalecer esses ramos da educação que são tão importantes e falou sobre o trabalho realizado na Green House. “Ela é um projeto de Extensão do Curso de Engenharia Sanitária da Udesc, mas contempla também outros cursos e desenvolvemos aqui várias práticas como oficinas de cozinha sustentável para a comunidade. Hoje, por exemplo, tivemos aqui um café onde foram servidos alimentos feitos com reaproveitamento de biomassa. O nosso objetivo com essas oficinas é que a população aprenda a aproveitar o produto com todas as suas fontes de energia, proteínas, carboidratos e gerar menos resíduos.”
Informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama