Governo vai instalar 33 geradores antigranizo na região de Caçador
A Defesa Civil de Santa Catarina assinou, na última sexta-feira, 28, os convênios com o secretário regional de Caçador, Francisco Stefanes, para a instalação de 33 novos geradores antigranizo. Ao todo, a regional de Caçador irá receber R$ 598,733,33 para a modernização e ampliação dos equipamentos. Os municípios de Matos Costa, Timbó Grande, Calmon e Macieira, que não possuíam o sistema, irão receber geradores. Já as cidades de Caçador, Lebon Régis e Rio das Antas terão o número de geradores ampliado.
O sistema antigranizo é formado por queimadores que lançam nas nuvens um composto químico com a capacidade de dissolver o granizo, diminuindo em até 70% a incidência do fenômeno, reduzindo o estrago causado nas superfícies atingidas. O gerador monitora as nuvens e lança os gases quando identifica a possibilidade de granizo.
Ainda este ano, a regional de Videira receberá também novos geradores. Ao todo, a Defesa Civil liberou R$ 1,1 milhão para implantação do sistema nos 14 municípios das duas regionais – Videira e Caçador. A meta é instalar 139 equipamentos.
“Nossos produtores rurais estarão mais seguros para ampliar seus trabalhos na agricultura familiar e fruticultura. Temos o privilégio de ter um Estado tão diferenciado e precisamos valorizar a riqueza na agricultura. Como diz o governador Raimundo Colombo, as pessoas devem estar em primeiro lugar”, comentou o secretário da Defesa Civil, Milton Hobus.
>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br