Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo planeja reunião no...

Governo planeja reunião no Extremo-Oeste sobre integração com a Argentina

A integração transfronteiriça entre o Brasil e a Argentina terá destaque na reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC), em 4 de abril. Nesse dia, será instalada a câmara de assuntos internacionais do núcleo com a presença dos secretários estaduais de Assuntos Internacionais Carlos Adauto Virmond Vieira e do Planejamento Murilo Flores.

Em reunião preparatória nesta quinta, 16, na Capital, o diretor de Desenvolvimento Regional e das Cidades da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Flores Boppré, comentou que 2017 será um ano de bastante trabalho para o Núcleo da Faixa de Fronteira. “Temos avançado em assuntos importantes para a integração transfronteiriça, como o ensino bilíngue de português e espanhol em municípios catarinenses situados na fronteira com a Argentina, o fluxo turístico na região, principalmente de argentinos em Santa Catarina e a viabilização de uma nova alternativa para abastecer a agroindústria catarinense, que chamamos de corredor do milho, entre outros temas”, explicou Boppré.

Participaram do encontro na Secretaria de Planejamento coordenadores das câmaras temáticas de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Logística e da câmara de Turismo, Cultura e Esporte, além da Secretaria de Assuntos Internacionais.

Sobre o Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira

O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC) foi instalado em agosto de 2013 com o objetivo de coordenar ações e propor medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento.

O NFSC conta com o assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas (nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte), cujos focos de atuação correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC).

A Faixa de Fronteira Catarinense abrange 82 municípios dentro do espaço territorial de 150 km que adentra ao interior do Estado, a partir da linha limítrofe entre o Estado de Santa Catarina e o país vizinho, a Argentina.

Informações adicionais para imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/9186-9740

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support