Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Governo participa de Reunião...

Governo participa de Reunião da Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria na Fiesc

Representantes da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) participaram na manhã desta quarta-feira, 31, de uma reunião da Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria. O encontro aconteceu de forma híbrida na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e online, com a presença de 104 empresários do Estado.

O presidente da Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria da Fiesc, Célio Bayer, realizou a abertura da reunião. Em seguida, participaram o secretário da SCTI, Marcelo Fett, o diretor de Indústria da Sicos, Anderson Anthony Linzmeyer e o diretor de micro e pequenas empresas, Fabiano Ceretta.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, apresentou projeto sobre o Desenvolvimento Sustentável com base na inovação, destacando o trabalho da nova secretaria. Para Fett, a ciência, tecnologia e a inovação são motores para o desenvolvimento do Estado, crescimento econômico e geração de emprego e renda. “Uma das missões da Secretaria, criada pelo Governador Jorginho Mello, é incrementar a competitividade da economia catarinense a partir destas áreas, porque isto melhora a vida da população e dos empreendedores, estimulando um salto para o desenvolvimento de Santa Catarina”, destaca Fett.

Já o diretor de Indústria da Sicos, Anderson Anthony Linzmeyer, destacou os programas da Sicos, entre eles o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec). Linzmeyer enfatiza que “nosso papel, à frente da Sicos, é unir pontas e trabalhar em conjunto para o fortalecimento econômico do nosso Estado. Esta proximidade com o setor produtivo nos dá a oportunidade de ouvir as demandas da ponta e construir políticas de Estado para um Governo isonômico e eficiente”.

O diretor de Micro e Pequena Empresa da Sicos, Fabiano Ceretta, anunciou a retomada do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, além da apresentação do Programa Juro Zero e uma perspectiva de como será o Pronampe Catarinense. “Também solicitamos a sensibilização dos presentes de uma ação conjunta para municípios aderirem ao SC Bem Mais Simples, que simplifica a abertura de empresas no Estado.”, explica Ceretta.

A Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria é um órgão consultivo que debate os desafios que impactam direta ou indiretamente este segmento empresarial. Tem a responsabilidade de orientar e assessorar a Diretoria da FIESC, por meio de pareceres, recomendações, propostas, reivindicações e projetos que direcionam as ações da entidade voltadas a essas empresas.

Para o empresário Célio Bayer, presidente da Câmara, os programas de apoio aos pequenos negócios são fundamentais para o desenvolvimento do setor. “O micro e pequeno empreendedor tem dificuldade em acessar os recursos disponíveis, por isso a importância dos programas institucionais e governamentais de apoio”, observou.

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support