Governo lança edital que incentiva formação profissional
A Secretaria de Estado da Educação lançou nesta quarta-feira, 15 de outubro, Dia do Professor, o edital que garante licença remunerada para professores da rede pública que cursarem mestrado ou doutorado. Neste primeiro edital, serão selecionados 38 professores para mestrado e outros seis para doutorado.
“Além da melhoria da qualidade da atuação do professor na sala de aula, vamos promover uma discussão com os mestres e doutores sobre os projetos pedagógicos das escolas, as ações curriculares e a necessidade da formação continuada. Certamente vamos melhorar, vamos avançar na questão da qualificação dos professores e da qualidade da educação, o que vai refletir nos nossos indicadores e na própria atuação junto às crianças na sala de aula”, avaliou o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.
Neste primeiro ano, as 38 vagas de mestrado serão distribuídas por região: uma para cada área coberta pelas 36 Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional e duas para o Instituto Estadual de Educação (IEE) e órgão central da Educação, em Florianópolis. Para o doutorado, duas vagas também serão reservadas para o IEE e órgão central e as outras quatro serão distribuídas de acordo com a classificação dos inscritos.
O prazo para inscrever os projetos de pesquisa é 15 de novembro. Os resultados serão divulgados até 15 de dezembro e os professores selecionados poderão iniciar o período de licença a partir de fevereiro de 2015.
Novos editais devem ser lançados anualmente, selecionando novos professores. De acordo com o secretário, a projeção é garantir que cerca de 2 mil professores sejam beneficiados com a licença remunerada nos próximos 10 anos, aumentando gradativamente o número de licenças oferecidas anualmente.
O Governo do Estado oferece, ainda, por meio do programa Uniedu (http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/), bolsas de estudo de graduação e pós-graduação para estudantes e profissionais catarinenses. Atualmente, 1.193 alunos cursam graduação em Licenciatura com Bolsas de Estudo. O Uniedu oferece ainda bolsas para pós-graduação com formação em Licenciatura:191 de especialização, 53 de mestrado e 28 de doutorado.
“Hoje, na rede pública estadual, temos em média 60% dos professores com algum tipo de pós-graduação. Uma das metas do Plano Estadual da Educação prevê para os próximos 10 anos que 75% dos professores catarinenses têm tal titulação, o que vai qualificar e muito a educação em Santa Catarina“.
Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Educação – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 9-9980-3136
Site: www.sed.sc.gov.br