Governo do Estado ativa centrais de videomonitoramento de Taió, Laurentino e Lontras
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), ativa nessa semana as centrais de videomonitoramento das cidades de Taió, Laurentino e Lontras, todas na região do Alto Vale do Itajaí, que já tem 10 municípios com o Programa Bem-Te-Vi de videomonitoramento.
Nessa quinta-feira, 17, será inaugurado as centrais de Taió e Laurentino. Cada uma receberá 10 câmeras padrão Full HD, e a transmissão das imagens será feita por rede de fibra ótica. O sistema comporta ampliação. Na sexta-feira, 18, será a vez de Lontras receber o sistema com mais 10 câmeras.
O total de investimento foi de R$ 744.873,44, recursos da SSP, por meio do programa Pacto da Segurança, e a contrapartida das prefeituras municipais. Em Taió a inauguração será às 15h, no quartel da Polícia Militar local. Na seqüência, às 17h30, será a vez de Laurentino ativar sua central de videomonitoramento também no quartel da Polícia Militar. E na sexta-feira, às 10h, o ato será em Lontras também no quartel da PM.
Hoje o Estado conta com um total de 1.683 câmeras de vigilância em funcionamento em 61 cidades. Com a ativação dessas três centrais o número de câmeras instaladas e em funcionamento será de 1.713. Para o secretário César Augusto Grubba, o projeto é importante, mas não é a solução milagrosa para os problemas de segurança. Segundo ele, trata-se de uma ferramenta de apoio ao trabalho policial, potencializando as ações de vigilância.
“O sistema funciona como uma importante ferramenta de apoio ao policiamento, que agrega tecnologia e modernidade”, destaca Grubba. Uma das novidades do sistema é que permitirá um trabalho com foco na investigação policial, uma vez que as imagens monitoradas são compartilhadas com as delegacias de polícia.
De acordo com o coronel PM Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do sistema de videomonitoramento urbano da SSP, a instalação dos pontos de monitoramento são definidos através da observação da estatística criminal. “As estatísticas oficiais comprovam que, em locais onde existem câmeras de vigilância, a criminalidade registra redução em diversos tipos de delitos, principalmente, aqueles praticados contra o patrimônio”, diz o oficial.
O secretário Grubba também enfatiza as parcerias com as prefeituras municipais, através de contrapartidas financeiras e integração de esforços. “Santa Catarina segue uma tendência mundial. Estamos investindo forte também para um redimensionamento da infraestrutura com a utilização de redes multimídia, em fibra óptica e câmeras de alta definição, e tudo a um menor custo operacional”, afirma o titular da SSP.
Informações adicionais para a imprensa
João Carlos Mendonça Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8183 / 98843-7615
Site: www.ssp.sc.gov.br