Governo inaugura a ampliação da usina Pery, em Curitibanos
O governador Raimundo Colombo acompanhado do diretor presidente da Celesc, Cleverson Siewert, inaugurou nesta sexta-feira, 16, a ampliação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pery, no Rio Canoas, em Curitibanos. Com investimentos de R$ 125 milhões e 250 profissionais da Celesc trabalhando na ampliação, a usina vai passar a operar com a capacidade de geração de 30 megawatts (MW). Até hoje, eram apenas 4,4 MW.
Foto: Neiva Daltrozo/SECOM
“Hoje geramos 2% do consumo em Santa Catarina. Isso nos torna dependente da compra de energia, com grandes limitações. Para mudarmos essa realidade é absolutamente indispensável aumentarmos a capacidade de geração. Esse é o grande desafio”, explicou Colombo.
Com a ampliação da capacidade de geração da usina de Curitibanos, o Estado economiza com a compra de energia. Agora, a PCH tem condições de abastecer uma população de até 6,5 mil pessoas.
A obra incluiu a construção de um novo prédio com duas unidades geradoras de 25,6 MW mantendo a estrutura do prédio antigo que gera 4,4 MW. A nova estrutura recebeu ainda um novo canal de adução, nova tomada de água e novos condutos forçados, que aumentam a capacidade de água até a casa de máquinas (com duas unidades geradoras de 12,8 MW cada), ampliando assim a geração de energia no total da PCH.
Foto: Neiva Daltrozo/SECOM
Além das obras de ampliação, também foi construída uma subestação elevadora de 13,8 quilovolt (kV) para 138 kV e uma Linha de Transmissão com tensão de 138 mil volts e 19,2 quilômetros de extensão. A subestação elevadora e a linha de transmissão são responsáveis por elevar e transportar a tensão para outra localidade em distância considerável, nesse caso, para conectar a PCH Pery ao sistema elétrico da Celesc Distribuição, em Curitibanos. O projeto técnico de engenharia foi realizado pelo Consórcio Pery, composto pelas empresas Orteng e Quebec. Os equipamentos usados na usina são da empresa catarinense WEG.
Localizada no Meio-Oeste do Estado, a PCH Pery foi inaugurada em 1965 e é uma das 12 usinas da empresa. Com sua capacidade de geração ampliada, vai beneficiar cerca de 200 mil habitantes e as atividades econômicas do Oeste de Santa Catarina. “Essa ampliação representa uma retomada da empresa no setor de geração. Nosso principal negócio ainda é distribuição de energia, onde estamos trabalhando fortemente para produtividade e eficiência, mas ainda não é suficiente. O grupo precisa trabalhar em novos negócios e por isso estamos indo em direção a esse objetivo, o de gerar mais energia”, explicou Siewert.
Ouça e baixe a entrevista com o governador Raimundo Colombo
Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o assessor Rafael Vieira de Araujo, que acompanha o governador. O celular do assessor é (48) 99116-8992. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.
Estamos à disposição.