Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Governo entrega fotos aéreas...

Governo entrega fotos aéreas para municípios do Vale do Itapocu e Médio Vale do Itajaí

Prefeitos dos municípios vinculados à Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) receberam nesta segunda-feira, 24, os discos rígidos com os dados geoespaciais do Levantamento Aerofotográmetrico, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “Estamos disponibilizando este importante mecanismo de gestão pública. Os dados poderão ajudar no planejamento urbano e delimitação de zonas de risco de enchentes”, avaliou o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

Foto: Divulgação/SDS. Mais imagens na Galeria de Fotos

Iniciado em 2008, o Levantamento Aerofotogramétrico é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 12 milhões. Os dados geoespaciais poderão ajudar os municípios catarinenses no planejamento costeiro, urbano e rural; na avaliação ambiental integrada e dos efeitos de mudanças climáticas; em estudos de potencial hidroelétrico; na delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; na qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; no planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.

Para o prefeito de Jaraguá do Sul e presidente da Amvali, Dieter Janssen, o levantamento aerofotogramétrico ajudará a preservação do meio ambiente. “Já tínhamos algumas informações, mas estes dados nos darão mais segurança para prosseguir no desenvolvimento da nossa região, principalmente preservando o meio ambiente”.
Além do prefeito de Jaraguá do Sul, todos os prefeitos dos municípios da Amvali receberam os discos rígidos durante o evento na sede da associação: Lauro Fröhlich, prefeito de Guaramirim; Claudemir Matias Francisco, prefeito de Barra Velha; Luiz Carlos Tamanini, prefeito de Corupá; Mário Reinke, prefeito de Massaranduba; Rovâni Delmônego, prefeito de São João do Itaperiú; Osvaldo Jurck, prefeito de Schroeder.

Na entrega realizada na Ammvi, estiveram presentes também o prefeito de Gaspar e presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Celso Zuchi; de Apiúna, Nicanor Morro; de Ascurra, Moacir Polidoro; de Benedito Novo, Osnir Floriani; de Botuverá, José Luiz Colombi; de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn; em exercício de Guabiruba, Valmir Zirke; de Indaial, Sérgio Almir dos Santos; de Pomerode, Rolf Nicolodelli; de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli; vice-prefeito de Blumenau, Jovino Cardoso; representante de Rodeio, e deputado estadual, Jean Kuhlmann.

O trabalho resultou em mais de 70 mil aerofotos, coloridas e em infravermelho. No processo de realização do projeto foram utilizadas três aeronaves que sobrevoaram o Estado de Leste para Oeste, acompanhando a estrutura geomorfológica do território catarinense para que não houvesse distorções na escala. Diferente de uma câmera fotográfica, o sistema aerofotogramétrico estava ligado a computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros, o que tornou possível o recolhimento preciso da posição e altitude da aeronave na hora da tomada das aerofotos. Numa segunda etapa, as imagens foram processadas e ortorretificação para corrigir distorções.

“Com este projeto, queremos levar aos municípios a realidade que temos hoje: um governo sério, comprometido e planejado”, avaliou o prefeito de Timbó e presidente da Ammvi, Laércio Schuster Junior.

“A consciência sobre planejamento das cidades foi crescendo com o desenvolvimento do projeto. No decorrer do tempo, viu-se que havia uma necessidade maior para os municípios”, explicou o secretário Bornhausen. Até final de julho serão realizados eventos de entrega do programa de Levantamento Aerofotogramétrico em todas as associações de municípios de Santa Catarina. Os municípios da Grande Florianópolis foram os primeiros a receber o material, no dia 14 de junho.

Informações adicionais
Michele Nunes de Oliveira
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support