Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Governo, engenheiros e técnicos...

Governo, engenheiros e técnicos discutem cronograma das obras da Ponte Hercílio Luz na Capital

O governador Raimundo Colombo se reuniu, na manhã dessa terça-feira, 13, com engenheiros e técnicos responsáveis pela execução e fiscalização das obras na ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O encontro, que também contou com a participação dos secretários de Estado do Planejamento, Murilo Flores; da Fazenda, Antônio Gavazzoni; da Administração, Derly Massaud de Anunciação; do Turismo, Beto Martins; da Casa Civil, Nelson Serpa e da Infraestrutura, Valdir Cobalchini; serviu para atualizar o cronograma da obra que é considerada uma das mais complexas em execução atualmente no país. “A ponte é um dos maiores símbolos de Santa Catarina e vai voltar a cumprir um papel fundamental no que diz respeito à mobilidade urbana. Os pagamentos estão em dia, a obra é uma prioridade e por isso o governo está muito atento aos prazos”, destacou Colombo.

De acordo com os responsáveis pela recuperação da ponte, a maior parte do trabalho se concentra embaixo do mar, onde está sendo construída e reforçada toda a estrutura inferior de sustentação. Os quatro blocos são formados por estruturas de concreto (aquela que já é possível observar, sobre o mar) e metálicas (que estão sendo montadas por mergulhadores na parte subaquática).

ponte hercilio luz 20130813 1768386231

O trabalho atual faz parte da estrutura necessária para a restauração do vão central. Quando a base estiver pronta, serão trocadas as barras e as rótulas danificadas. Por fim, a estrutura provisória será removida e, a ponte, liberada para o tráfego de veículos. As obras de restauração da ponte estão divididas em três eixos principais: recuperação de viaduto insular, viaduto continental e vão central. As duas primeiras já foram concluídas.

Para o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura, Paulo Meller, é uma tarefa minuciosa, depende de condições climáticas que interferem na força da correnteza e ainda esbarra em outra limitação: quanto mais profunda a estrutura, menor é a visibilidade. Algumas peças estão sendo colocadas a, pelo menos, 30m de profundidade.

 “Como a maior parte do serviço, hoje acontece de forma submersa, as pessoas não conseguem visualizar o trabalho. Essa fase é muito complexa, mas mesmo assim o cronograma está seguindo dentro do previsto”, informou o presidente do Deinfra, que acompanha de perto todo o processo. Segundo Meller, são realizadas reuniões semanais para a avaliação do ritmo de trabalho empregado na obra.

Uma novidade anunciada na reunião, é que a partir do mês de setembro a população vai poder observar uma mudança no visual da ponte. Toda a estrutura que hoje aparece em tom metálico será pintada de vermelho. A explicação técnica é que com a medida e cor diferenciada será possível detectar parâmetros de qualidade da própria estrutura e futuramente, para a pintura final da ponte Hercílio Luz. O procedimento será protocolado junto à Fundação do Meio Ambiente, Fatma, para garantir que seja executado sem nenhum risco à natureza.

A obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz receberá cerca de R$ 150 milhões em investimentos e faz parte do programa do Pacto por Santa Catarina. 

>>> Rádio Secom: ouça a entrevista com o presidente do Deinfra:

  Baixar áudio

{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support