Governo e Assembleia avançam nas tratativas para melhoria da conectividade em áreas rurais em SC
Dando continuidade às tratativas sobre melhoria e ampliação da conectividade na área rural, secretários do governo do Estado reuniram-se novamente com deputados da bancada do Oeste na manhã desta quarta-feira, 18 de outubro, na Assembleia Legislativa. Foram discutidos incentivos para aumento da conectividade na área rural, viabilidade para aluguel de postes e possibilidades para empresas privadas implantarem internet nas regiões mais remotas. O Executivo planeja o lançamento até o final do ano de um programa focado na ampliação da cobertura da internet no Estado.
A reunião contou com a participações dos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett; da Agricultura, Valdir Colatto; da Casa Civil, Estener Soratto; da Fazenda, Cleverson Siewert; do Planejamento, Edgard Usuy; e do presidente da Celesc, Tarcísio Rosa.
“O desenvolvimento econômico passa necessariamente por mais conectividade em todas as áreas de Santa Catarina. Nosso esforço, por determinação do governador Jorginho Mello, é viabilizar isto nas áreas rurais e incentivar mais oportunidades para quem mora no campo e também precisa de conexão para trabalhar e estar em contato com o universo que a internet possibilita”, destacou Marcelo Fett, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação.
As equipes das secretarias da Agricultura; da Fazenda; do Planejamento e da Tecnologia e Inovação irão elaborar um diagnóstico das comunidades para levantar os custos dos investimentos necessários para viabilizar as melhorias nos 295 municípios.
“Cada município tem uma realidade diferente e precisamos deste levantamento para saber qual o nível de subvenção que o Estado terá que fazer e o montante que terá que ser investido”, reforçou Fett.
Até dezembro, o Governo deve lançar o programa relacionado ao tema. Uma das ações previstas é o envio de um projeto de lei para análise dos parlamentares com a previsão de incentivos e isenções que ampliem a cobertura da internet no campo.
Fotos: Bruno Collaço / Agência AL