Agência de Notícias SECOM

Governo do Estado vai viabilizar a construção de Centro de Inovação em Joaçaba

O Governo do Estado, por meio da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), realiza um conjunto de ações para instalar os 10 Centros de Inovação (CI) em Santa Catarina. A região de Joaçaba é uma das contempladas pelo projeto, que integra a Rede Catarinense de Inovação e será viabilizado por meio do Pacto por Santa Catarina.

O Estado vai garantir o recurso para a construção dos prédios dos CIs, que vão abrigar incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa, treinamentos, educação profissionalizante ou qualquer outra iniciativa de inovação e tecnologia. Serão investidos R$ 40 milhões nos Centros de Inovação de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba e São Bento do Sul. Lages é o décimo município, mas nesta cidade o CI já está em construção. Outra instituição do Governo, a Fapesc, vai investir em pesquisas e pode ser parceira para o início de novas empresas incubadas.

A contrapartida dos municípios é a disponibilização dos terrenos. Em Joaçaba, esse passo já foi dado. Na última semana, a Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc) formalizou a doação de uma área de aproximadamente 10,5 mil metros quadrados à Prefeitura Municipal para a construção, que é prevista para iniciar ainda em 2013.

O secretário regional Ricardo Grando destaca a importância da iniciativa para o desenvolvimento do Estado. “O projeto de instalação/construção do Centro de Inovação em Joaçaba integra a pauta da próxima assembleia do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), que será realizada na segunda-feira, 22, a partir das 14 horas, no município de Ouro”, informa. Na oportunidade, o projeto deve ser analisado e aprovado pelos conselheiros.

Saiba mais
Em Joaçaba, o Centro de Inovação sediará e integrará as ações do Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe (Inovale), que envolve os 14 municípios da área de abrangência da SDR Joaçaba e da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc). O Inovale foi construído a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido na Unoesc com a parceria do Governo do Estado, por meio da SDR, e com o apoio de diversas entidades que têm atuação na região. As áreas de atuação serão: alimentos (bacia leiteira), engenharia biomédica, florestas renováveis, metalmecânico e energias renováveis.

{article Mayelle Hall – SDR Joaçaba}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support