Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Governo do Estado vai...

Governo do Estado vai oferecer capacitação a professores para promover cultura da integridade

Crédito imagem: Ascom Udesc Esag

A Controladoria-Geral do Estado e a Udesc Esag firmaram uma parceria para preparar professores da rede estadual de ensino com o objetivo de promover valores como ética e integridade em sala de aula. O acordo faz parte do projeto Prêmio Honestidade nas Escolas, concurso de desenhos promovido anualmente pela CGE e pela Secretaria de Estado da Educação junto às turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A diretora de Integridade e Compliance da CGE, Marisa Zikan da Silva, explica que a proposta é oferecer aos professores materiais e ferramentas que possibilitem promover debates com maior profundidade sobre cidadania e integridade. “Com isso, esperamos ampliar a conexão e absorção de valores como ética e honestidade por parte dos alunos participantes do Prêmio, que neste ano terá sua quinta edição”.

A Udesc Esag participa por meio do programa de extensão Educação e Cultura Política, ligado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovação Social na Esfera Pública (NISP) e coordenado pelo professor Daniel Pinheiro. A ação envolve também o time Enactus Udesc, organização de estudantes que promovem o empreendedorismo social.

O NISP e a Enactus vão elaborar uma cartilha com conteúdo lúdico e linguagem acessível para que os professores que tiverem interesse possam trabalhar com os alunos antes da confecção dos desenhos que serão enviados para o Prêmio Honestidade nas Escolas. Haverá também capacitação on-line, com aulas ao vivo e gravadas, disponibilizada aos professores na plataforma digital da Udesc Esag.

“A proposta é oferecer a oportunidade de troca não somente entre professores e alunos no ambiente escolar, mas perpassando por meio das relações com demais servidores da escola, pais, responsáveis, familiares, ou seja, toda comunidade escolar”, afirma o professor Daniel Pinheiro. Os conteúdos deverão ser disponibilizados em junho, no lançamento da quinta edição do Prêmio.

Sobre o Prêmio: O Prêmio Honestidade nas Escolas é um concurso cultural promovido pela CGE em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O público-alvo são crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. O objetivo é despertar a reflexão sobre os valores da integridade e da ética por meio de desenhos, de forma que os alunos sejam agentes de mudança, inspirando o seu entorno. A participação no Prêmio tem tido uma evolução significativa. No primeiro ano, em 2019, o projeto-piloto contemplou 5 escolas da região da Grande Florianópolis. Na 4ª e última edição, em 2022, foram 269 escolas e 30.299 alunos espalhados em 105 cidades catarinenses. 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support