Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo do Estado vai...

Governo do Estado vai facilitar instalação de empresa que recolhe animais mortos nos municípios da regional de Itapiranga


Foto: Vandro Welter – Ascom ADR Itapiranga

Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de São Miguel do Oeste recebeu visita de representantes da Companhia Brasileira de Reciclagem Animal – Cbrasa, instalada em Seara (SC). Os empresários chegaram na quinta-feira, 20, para apresentar o projeto piloto, colocado em prática recentemente na região de Concórdia, que pretende recolher, transportar, processar e destinar corretamente animais mortos em propriedades rurais, como gado, suínos e aves. A empresa transforma o material em gordura animal e adubo orgânico.

Além da participação de servidores da Fatma e dos empresários da Cbrasa, o encontro contou ainda com a participação do secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir Larentis, do diretor da Cidasc, Claúdio Trombetta, prefeito de Tunápolis, Renato Paulata, secretário da Ameosc, Airton Fontana, e os secretários municipais em Tunápolis, Volmir Lawisch e Pedro Baumgratz.  

Conforme o secretário executivo da ADR, Claudir Larentis, a ideia dos empresários é se instalar em Tunápolis, para realizar o processo nos municípios da regional de Itapiranga. “Eles vieram buscar apoio da Fatma, Cidasc e da prefeitura de Tunápolis. Acreditamos que a sugestão é válida e consciente em relação aos cuidados com o meio ambiente. Percebemos nos detalhes a preocupação com os materiais que muitas vezes não tem uma destinação correta”, explica.

De acordo com Larentis, é importante que os prefeitos, empresas e produtores conheçam esse trabalho. Segundo o secretário executivo da ADR, na sexta-feira, 28, no dia da abertura da Efrait, Itapiranga vai sediar a reunião da Ameosc, quando a empresa apresentará o projeto aos prefeitos.   

Funcionamento

A sede da Cbrasa fica em Seara, mas a empresa já possui entreposto em Cunha Porã para atender municípios daquela região. A ideia agora é instalar um entreposto em Tunápolis para efetuar a coleta diária de animais mortos de vários municípios. A empresa pretende disponibilizar três ou quatro caminhões para a recolha diária dos animais nas propriedades. Ao final de cada dia os materiais são transportados até Seara.

Segundo o gerente de políticas socioeconômicas, rurais e urbanas da ADR, Miguel Schneider, a Fatma libera as licenças, a Cidasc fica encarregada do acompanhamento e controle sanitário e a prefeitura de Tunápolis cede um pavilhão construído para essa finalidade e que servirá como entreposto.

“Entendemos de que é um projeto importante para o desenvolvimento regional e que diminuirá drasticamente o impacto ambiental. Com a explanação do projeto, os prefeitos terão oportunidade de analisar o custo-benefício. É preciso considerar ainda de que com o aumento anual da quantidade de animais, as prefeituras necessitariam aumentar a estrutura de máquinas e quantidade de servidores para atender a demanda de enterro de animais”.  

{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article} 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support