Governo do Estado solicita ampliação da capacidade de hidroelétricas
Após inauguração da ampliação da Usina de Pery, em Curitibanos, o Governo do Estado, por meio das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), busca junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a ampliação de outras duas hidroelétricas catarinenses: a de Celso Ramos, em Faxinal dos Guedes, e a do Salto, em Blumenau. Juntos, os dois empreendimentos gerariam mais 40 MW de potência para o Estado. “Precisamos de mais estas duas repotenciações, que trarão um grande melhoramento no fornecimento e geração de riquezas para nosso Estado”, disse o governador, em audiência nesta terça-feira, 20, em Brasília, com o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.
Foto: Antônio Carlos Mafalda/Secom. Mais imagens na galeria de fotos
Conforme o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, já existe projeto básico e condições para realização das ampliações, faltando apenas aprovação da Aneel. “O setor elétrico tem interesse na ampliação e começaremos assim que possível a análise do projeto”, salientou Rufino.
Presente no encontro, o diretor de Geração e Transmissão, Ênio Branco, agradeceu o auxílio da Aneel no processo de ampliação da capacidade da Usina de Pery, localizada no rio Canoas. Com investimento de R$ 125 milhões, ela passou a contar com mais 25,6MW de potência instalada, aumentando dos atuais 4,4 MW para 30 MW. Com isso, o parque gerador da Celesc apresentou crescimento de 32%, suficiente para abastecer uma população de 6,5 mil pessoas.
Participaram também do encontro os secretários de Articulação Nacional, João Matos e da Casa Civil, Nelson Serpa e o presidente da SC Par, Paulo César da Costa.
Informações adicionais:
Fernanda Rodrigues (SC 02540 JP)
Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional
Brasília/DF – Telefone: (61) 3101-0903 – Celular: (61) 9304-0198
fernanda@san.sc.gov.br