Governo do Estado será parceiro no projeto Itá das Águas
O governador Raimundo Colombo repassou R$ 150 mil para o Carnaval de Itá e anunciou que o Estado será parceiro no projeto Itá das Águas. “Em Santa Catarina, 12% da riqueza é turismo. Itá tem um grande potencial. As pessoas querem ações e obras que possam fazer a diferença no local onde vivem e, sem dúvida, todo auxílio que pretendemos dar para o município correspondem aos anseios da comunidade”, disse o governador durante a visita à Itá nesta quinta-feira, 17.
Foto: James Tavares/SECOM
>>> Mais imagens na galeria de fotos
O projeto Itá das Águas é um espetáculo de luzes, som e água no lago da represa, onde aparecem as torres da Igreja Matriz São Pedro, na região da antiga cidade, alagada durante a construção da usina hidrelétrica. O projeto está orçado em R$ 1,7 milhões. A prefeita Leide Mara Bender explica que as imagens serão projetadas nas torres para contar a história do município, desde a colonização até a construção da usina e o alagamento das terras.
“Vamos preservar a paisagem do local e, principalmente, a visão para as torres da Igreja. Será um marco no desenvolvimento do turismo do Estado. É um projeto arrojado, de alta tecnologia e baixo custo de manutenção. Já fizemos uma maquete do projeto e agora estudamos toda a parte de engenharia para a sua execução”, comentou a prefeita.
Outra solicitação do município foi o apoio para a implantação de um projeto de condução e tratamento final do esgoto sanitário da cidade. A Casan está executando o projeto que, dentro de 90 dias, deve estar concluído. O governador informou que após a conclusão será lançado o edital para licitação da obra.
Percorrendo Itá
Localizado no Oeste Catarinense, Itá tem uma população de 6,8 mil habitantes, conforme dados do IBGE. A cidade foi totalmente reconstruída em 1996 para receber os moradores da antiga Itá, inundada com o lago da usina hidrelétrica, distante cinco quilômetros do atual município.
A mudança da paisagem despertou o município para o turismo, que hoje tem várias atividades aquáticas e exploração de águas termais. Quando as águas do rio Uruguai inundaram a cidade velha, restaram visíveis apenas as torres da velha igreja, que hoje serve também como ponto turístico. Visitam o município anualmente mais de 100 mil pessoas.
Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com a assessora Elisabety Borghelotti, que acompanha o governador. O celular da assessora é (48) 98843-5460. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3014.
Estamos à disposição.