Governo do Estado repassa mais de R$ 45 milhões para Centros de Inovação em sete cidades
Nesta sexta-feira, 11, será firmado convênio com as prefeituras de Blumenau, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul e Tubarão para construção dos edifícios-sedes dos Centros de Inovação. O ato será às 10h no Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis. “Além de fortalecer a infraestrutura de inovação no Estado, os Centros de Inovação promoverão a capacitação e prospecção de novos negócios”, explica a secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Delagnello.
O total disponibilizado nesta primeira etapa é superior a R$ 45 milhões. O projeto para instalação dos Centros de Inovação faz parte do no Programa Catarinense de Inovação (PCI), lançado em março. No total, serão 12 Centros de Inovação, que incluem as cidades de Brusque, Joinville, Florianópolis e Criciúma que serão atendidos na segunda etapa, além de Lages, com obras em andamento.
Entre os objetivos deste trabalho, destaca-se a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação; o fortalecimento da comunicação entre as instituições participantes; a intensificação da pesquisa científica e tecnológica, além da cultura do empreendedorismo em cada região; a geração de novos negócios pautados na vocação de cada município, emprego qualificado e renda; entre outros.
Há dois modelos de edifícios, sendo que o maior, com 3.800 m2 e outro com 2.200 m2. Estas serão as primeiras obras públicas em Santa Catarina projetadas em Building Information Modeling (BIM), modelo no qual é possível criar a documentação e as informações digitais coordenadas do empreendimento, acelerando a finalização de modo seguro, mais econômico e com impacto ambiental reduzido.
Palestra com Josep Piqué
Após a assinatura do convênio, será realizada uma palestra com o diretor do projeto 22@Barcelona e especialista em gestão de parques tecnológicos, Josep Miquel Piqué. O evento será às 12h, no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis.
O projeto 22@Barcelona consiste na transformação do distrito industrial de Poblenou em um bairro inovador, oferecendo espaços para atividades de conhecimento estratégico, buscando valorizar a sociedade do conhecimento.
Reunião da Recepeti
Ainda na sexta-feira, 11, será realizada a reunião da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti). O encontro será 14h30, no auditório do Inova@SC, no ParqTec Alfa.
>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça o download
Informações adicionais para a imprensa
Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: jornalistaminunes@gmail.com
Fone: (48) 3665-2266 / 99929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br