Governo do Estado renova convênio de gestão de três aeroportos
Aeroporto de Dionísio Cerqueira está próximo de reabrir após pavimentação e sinalização – Foto: Roberto Zacarias / SECOM
O Governo do Estado de Santa Catarina está renovando o convênio de subdelegação de três aeroportos por mais cinco anos. Conforme solicitação dos municípios, foram renovadas as subdelegações dos Aeroportos de São Miguel do Oeste, de Curitibanos e de Dionísio Cerqueira. Os pedidos foram atendidos pela Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e já foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). O Estado detém a delegação dos aeroportos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e pode subdelegar aos municípios como já ocorre atualmente.
‘’A subdelegação dos aeroportos aos municípios permite uma gestão local mais próxima com as necessidades para quem usa este importante equipamento de infraestrutura. Isso não impede que o Estado siga fazendo investimentos, o que tem sido uma marca do governador Jorginho Mello’’, lembra o secretário da Spaf, Beto Martins.
Desde que foi criada em 2023, o Governo do Estado, via SPAF, tem realizado investimentos e atuado para que todos os aeroportos de Santa Catarina estejam em condições de operar.
O Aeroporto de Dionísio Cerqueira está próximo de ser reaberto após receber obras de pavimentação e sinalização. A pista tem 1,3 mil metros de comprimento e 18 metros de largura. Quando estiver em operação terá condições de receber voos diurnos da aviação geral (executivos, saúde e segurança).
O Aeroporto Hélio Wasun, de São Miguel do Oeste, tem uma pista de 1,260 metros de comprimento e 18 metros de largura. Tem condições de receber operações diurnas e noturnas de aviação geral. Em breve o Governo do Estado deve anunciar recursos para obras de revitalização que serão realizadas em parceria com o município.
O Aeroporto Lauro Antonio da Costa, de Curitibanos, tem uma pista de 1,4 mil metros e 30 metros de largura. Tem condições de receber operações diurnas e noturnas de aviação geral.