Governo do Estado recebe carta proposta de jovens rurais
Os participantes do II Congresso Estadual da Juventude Rural redigiram uma carta proposta com sugestões de políticas públicas voltadas à juventude rural e entregaram para representantes dos governos federal e estadual nesta quarta-feira, 1º de abril.
O documento foi elaborado por representantes das Comissões Municipais e Regionais de Jovens Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares e propõe estratégias para garantir o acesso à terra, além da continuidade da agricultura familiar no Estado e a sucessão rural nas propriedades. O secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, recebeu a carta proposta, em nome o governador Raimundo Colombo, durante o evento que realizado em Florianópolis.
Entre as sugestões apresentadas estão a melhoria no acesso à informação por meio da internet, a educação contextualizada, que valorize o agricultor, e a recuperação de estradas rurais. De acordo com Spies, a permanência dos jovens no campo como sucessores de seus pais na gestão e operação das propriedades rurais é estratégica para o setor agropecuário catarinense. “Esse é um grande desafio, pois os jovens têm empregabilidade em vários setores urbanos e, portanto, têm a opção de sair ou ficar no campo. O agricultor do futuro será por opção e não por acaso”.
II Congresso Estadual da Juventude Rural
O evento reuniu cerca de 150 jovens do meio rural em Florianópolis nesta terça e quarta-feira (31 e 1) para debater oportunidades e desafios na sucessão da propriedade rural. O Congresso é promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) e antecede o Festival Nacional da Juventude Rural que acontece este mês em Brasília.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br