Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Governo do Estado realiza...

Governo do Estado realiza a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente em São José

Começou, nesta quarta-feira, 26, e vai até esta quinta-feira, 27, a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente– Resíduos Sólidos, no campus da Univali/Mundo Car, no Kobrasol, em São José. A organização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável e com o apoio de vários órgãos.

Esta é a oitava de dez reuniões regionais que o Governo do Estado está realizando sobre o tema, além de uma conferência estadual. A finalidade é levantar as demandas das regiões e do Estado, para implementar a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). No caso da Grande Florianópolis, também serão escolhidos os representantes da região na 4ª. Conferência Estadual do Meio Ambiente, em 29 e 30 de agosto, na Capital

Estão participando vários municípios, com representantes do poder público, sociedade civil, setor empresarial, universidades e institutos técnicos, comunidades tradicionais e povos indígenas. Serão discutidos os eixos temáticos produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de emprego e renda; e educação ambiental.

O encontro também está servindo para definir estratégias para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, de 24 a 27 de outubro deste ano, quando será debatido o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece diretrizes e metas essenciais nesse área. A mais ousada é a eliminação dos lixões até 2014. Para seu cumprimento é preciso implementar, juntamente com os estados, Distrito Federal, municípios e a sociedade civil, um conjunto de ações, como o incentivo à coleta seletiva e o apoio à elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos estaduais e municipais.

Outra meta importante é a redução dos resíduos recicláveis secos dispostos em aterros, visando o aumento da vida útil desses, e o reuso e a reciclagem dos produtos. É intenção, também, reduzir os resíduos sólidos urbanos úmidos e o tratamento e recuperação de gases em aterros. Para isso, será feita a compostagem e o aproveitamento energético do biogás gerado nos aterros sanitários ou em biodigestores.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Renato Hinnig, esta Conferência adquire grande importância na medida em que conta com a participação expressiva da região, atuando de forma organizada e integrada. “A questão dos resíduos sólidos precisa ser debatida pelo conjunto da sociedade, levando em conta as prioridades de cada setor e as sugestões apresentadas pelos diversos segmentos”, complementou o secretário.

Informações adicionais
Patrícia Antunes
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis
E-mail: ascom@soo.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5681

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support