Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Governo do Estado reabre...

Governo do Estado reabre a Ala de Psiquiatria do Hospital Infantil de Florianópolis

Fotos: Eduardo Valente / Secom

No Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, um momento de celebração marcou a reabertura da Ala de Psiquiatria da unidade. Após nove anos de espera, o setor foi completamente reformado, resultando em um espaço mais adequado e moderno para o atendimento de pacientes infantis que necessitam de cuidados psiquiátricos. A cerimônia de reabertura ocorreu na manhã desta quinta-feira, 17, e contou com a presença do governador Jorginho Mello e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O investimento destinado à reforma foi de R$ 2,1 milhões. O novo espaço possui uma área construída de 589 metros quadrados com nove leitos de internação e atende todas as especificações técnicas necessárias à segurança do paciente.

O governador Jorginho Mello reforçou o seu compromisso em melhorar a vida e a saúde da população catarinense. “Uma das prioridades do governo é a saúde, cuidar das pessoas é o que queremos fazer cada dia mais. O Hospital Infantil é o único aqui na região que atende emergência psiquiátrica, então a gente precisava olhar com carinho o espaço físico para acolher essas crianças”.

:: Mais fotos no álbum abaixo

Inauguração da nova Ala Psiquiátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão
Fotos: Eduardo Valente / Secom

O Hospital Infantil Joana de Gusmão é reconhecido como referência em pediatria em Santa Catarina. A reforma da ala de psiquiatria não apenas visa oferecer tratamento de qualidade, mas também proporcionar um ambiente acolhedor para os pacientes.

A secretária da Saúde, Carmen Zanotto, destacou a importância dos novos leitos na atenção psiquiátrica infantil. “A saúde mental está entre as nossas prioridades. Juntamente com a direção e equipe, identificamos as demandas da estrutura e dos equipamentos e finalizamos esta obra tão importante. Esta é uma unidade diferenciada, cada criança poderá ficar com o seu acompanhante num espaço individualizado dentro das normas e das exigências. A saúde mental no estado precisa ser olhada desde o aprimoramento da atenção primária e estamos fazendo isso”.

“É uma alegria muito grande abrir esse espaço. Agora a equipe que já era bastante arrojada e determinada vai melhorar ainda mais seu atendimento contanto com este espaço novo e adaptado às necessidades de pacientes e profissionais”, complementa o diretor do Hospital, Levy Rau.

Cada quarto conta com banheiro individual, visando proporcionar mais conforto e privacidade aos pacientes. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diversas áreas da saúde, garantindo uma abordagem abrangente e integrada no tratamento. Além das acomodações para os pacientes, o espaço tem posto de enfermagem, sala de reuniões, sala administrativa, sala de exames e curativos, depósitos para equipamentos e materiais de limpeza, refeitório, entre outros.

Antes da reforma, o hospital contava com cinco leitos de psiquiatria, que agora serão integrados à nova ala. Somente em 2022 o HIJG atendeu 355 pacientes em 791 consultas ambulatoriais com uma taxa de ocupação de 92,85% dos leitos.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support