Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Governo do Estado quer...

Governo do Estado quer incentivar criação de Conselhos Municipais de Direitos da Mulher em toda Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Para reforçar a garantia de direitos e auxiliar na construção de políticas públicas para as mulheres, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC), pretende incentivar todas as cidades catarinenses a criarem os Conselhos Municipais de Direitos da Mulher.

Hoje apenas 32 municípios de Santa Catarina têm instituído o Conselho de Direitos da Mulher, mas a meta é chegar aos 295. “ Somos uma secretaria que integra as políticas públicas para as mulheres e temos o desafio de capacitar os municípios para garantir os direitos desse público e avançarmos nesse tema, o que inclui a criação dos Conselhos Municipais de Direitos da Mulher em todo o estado”, explica a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann.

Os Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher são órgãos colegiados de caráter permanente que propõem, fiscalizam e tem composição paritária entre o governo e a sociedade civil. A finalidade é a de promover as políticas públicas que contemplem a equidade de gênero e visem eliminar o preconceito e a discriminação. Outra área de atuação é a prevenção e combate à violência contra a mulher e ampliação do controle social.

 Participação em debates promovidos por outras entidades

Além de realizar uma série de ações, a SAS também tem participado de debates com outras entidades para discutir a igualdade e promoção de direitos da mulher. Nesta quinta-feira, 6,  a secretária Maria Helena esteve no Tribunal de Contas do Estado participando do evento “Pluralidades Femininas no Serviço Público”.

Os assuntos tratados foram representatividade feminina; diversidade nos espaços de poder; violência contra a mulher; inovação; gestão e planejamento público sob a ótica feminina. O evento foi voltado ao público do Tribunal de Contas de Santa Catarina, servidoras e servidores públicos das demais instituições e interessados no tema. “Oportunidades como essa são sempre muito importantes para que possamos debater sobre os desafios e conquistas das mulheres no serviço público e em outros âmbitos”, disse Maria Helena Zimmermann.

Texto: Luciane Lemos 
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support